Listagem de Questões Concurso IBGE
A partir da leitura do texto acima, conclui-se que o autor se refere à
linha interpretativa dos Annales que busca apontar novos significados e explicações para a Revolução Francesa.
historiografia marxista que se preocupa em encontrar na Revolução Francesa elementos que anteciparam a Revolução Bolchevique na Rússia.
visão positivista de História que se interessa pelas características políticas, militares e administrativas de movimentos como a Revolução Francesa.
tradição historiográfica liberal que se concentra em criticar os aspectos autoritários dos principais movimentos revolucionários da História.
interpretação da Revolução Russa proposta por historiadores que pretenderam associá-la aos significados das lutas de classe na Revolução Francesa.
Comparando as ideias socialistas que circularam nas sociedades europeias, ao longo do século XIX, conclui-se que as(o)
ideias socialistas foram contraditórias, pois oscilaram entre a defesa das liberdades individuais e a crença no utilitarismo.
comunismo questionou o racionalismo universalista ilustrado, discordando dos utópicos.
socialismo utópico denunciou a questão social causada pelo desenvolvimento capitalista por meio da defesa da luta de classes.
socialismo marxista promoveu uma reunião de ideias desenvolvidas por pensadores anteriores.
socialismo científico assimilou elementos do pensamento iluminista e do socialismo utópico.
Considerando o texto acima, no contexto histórico do Renascimento europeu, analise as afirmativas a seguir.
I – O Estado moderno já ganhava contornos definidos naquele período, especialmente na Europa Ocidental, cujos territórios encontravam-se, em larga medida, submetidos ao controle de casas dinásticas.
II – Um sentimento nacionalista começava a se difundir entre a população europeia, abrangendo grupos sociais diversos, como a nobreza e o campesinato, em prol do fortalecimento do poder real.
III – Cada personagem do diálogo transcrito representava um conjunto diverso de representações mentais, sendo Malcolm a expressão de um homem cujas visões de mundo eram essencialmente medievais.
IV – Aspectos, que a princípio poderiam ser considerados como contraditórios, conviviam de maneira harmoniosa, como a valorização da capacidade de raciocínio do homem e sua religiosidade intensa.
São corretas APENAS as afirmativas
I e II.
I e IV.
II e III.
I, III e IV.
II, III e IV.
As reproduções acima são apenas duas das muitas que poderiam ser escolhidas para representar a fabricação – para usar a expressão do historiador Peter Burke – de uma imagem específica para o rei Luís XIV, da França. Sobre essas imagens e o contexto de sua produção, analise as afirmativas a seguir.
I – A primeira reprodução destaca o vínculo de Luis XIV com o conhecimento científico do período, distinguindo-o dos demais reis da época, cujas representações enfatizavam seus vínculos com a Igreja católica ou protestante.
II – Um tema recorrente dessa fabricação, não contemplado nas reproduções acima, era a identificação do monarca com personagens reais ou mitológicos da Antiguidade clássica.
III – A tolerância do rei também estava entre os atributos destacados em grande parte das representações produzidas na época, em função, sobretudo, da assinatura do Édito de Nantes.
IV – A segunda reprodução confere relevo à habilidade do rei como guerreiro, virtude ainda muito valorizada pela nobreza, símbolo de suas tradições e de sua importância nas hierarquias do Antigo Regime.
São corretas as afirmativas
I e III, apenas.
II e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
Levando em consideração a análise da obra A estrada de ferro, o objetivo declarado do pintor e o contexto histórico de sua produção, conclui-se que
Manet, na realização de A estrada de ferro, conseguiu captar o fascínio em relação ao trem, um dos maiores símbolos do progresso do século XIX.
Manet, por meio do quadro, criticou o papel periférico a que a mulher fora relegada pela sociedade burguesa, retratando a monotonia de suas vidas.
a pintura representou a principal mudança na vida da população pobre da Europa, que passou a usufruir das grandes inovações do século XIX.
o quadro foi elaborado como uma crítica ao mundo moderno, centrado em seus avanços tecnológicos e nas transformações no cotidiano.
o ritmo acelerado da modernidade capitalista, simbolizado pelo uso das máquinas a vapor, é apresentado com ironia por Manet.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}