Questões sobre Relação de Educação e Sociedade

Sobre a educação escolar, é correto afirmar:
  • A. A Educação Básica e Superior são os níveis que compõem a educação escolar.
  • B. A Educação Básica é composta pela Educação Infantil e pelo Ensino Fundamental.
  • C. O Ensino Superior é uma modalidade da educação escolar.
  • D. O Ensino Fundamental é a primeira etapa da educação escolar.
  • E. A educação escolar é composta pela educação obrigatória, de 4 a 17 anos.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Acerca da relação educação e sociedade — dimensões filosófica, sociocultural e pedagógica —, assinale a opção correta.
  • A. Conforme Paulo Freire, a visão ingênua da sociedade é de suma importância para homens e mulheres da classe popular serem libertos.
  • B. De acordo com Anísio Teixeira, a responsabilidade da escola relaciona-se com a instrução de homens dóceis para anular todo tipo de opressão social.
  • C. A filosofia, a história e a sociologia da educação oferecem poucos elementos para o entendimento da dinâmica escolar.
  • D. As pesquisas que envolvem educação e sociedade enfraquecem as atuais políticas públicas destinadas à educação infantil.
  • E. A evolução da educação está ligada à evolução da própria sociedade.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

A Pedagogia é um espaço de diálogos construtivos com outros campos disciplinares, como a Sociologia, a Filosofia, a Antropologia, a Política, a Psicologia, dentre outros. No quadro abaixo, apresenta-se um conceito estruturante dos conhecimentos profissionais da prática pedagógica, que é objeto de estudo de um campo disciplinar atrelado à identidade desse campo.

O conceito explicitado no quadro diz respeito à

  • A. sociedade, estudada pela Sociologia.
  • B. cultura, estudada pela Antropologia.
  • C. cultura, estudada pela Psicologia.
  • D. sociedade, estudada pela Política.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

A história da humanidade se funde com a história das ideias pedagógicas. A educação como fenômeno social e histórico reflete, na sua história, as ideias de destacados sociólogos, filósofos, psicólogos e pedagogos que contribuíram, de forma significativa, com o ideário pedagógico. No quadro a seguir, avalie a correspondência entre o autor e as características de suas ideias sobre a educação. Itens Autor Ideias sobre educação

I Pestalozzi Propõe a reforma da sociedade por intermédio da educação das classes populares. Privilegia o desenvolvimento psíquico da criança em relação à aquisição de conhecimentos. Sustenta que a educação geral deve preceder a profissional

II J.Dewey Considera que a educação é essencialmente dialética, questionando a sociedade de classes. Prioriza a educação como produto que produz o homem novo.

III E.Durkhlein Considera a educação como uma condição essencial da sociedade, conferindo às ciências sociais um caráter científico específico baseado na filosofia pragmática idealista.

IV A. Gramsci Defende a escola socialista evocando a ideia de unidade e de centralização democrática. Considera o trabalho como um princípio educativo básico da formação.

As correspondências estabelecidas corretamente estão nos itens

  • A. III e IV.
  • B. II e III.
  • C. I e II.
  • D. I e IV.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Considerando a tirinha acima, julgue os itens seguintes acerca das bases psicológicas da aprendizagem.

De acordo com as teorias sociointeracionistas, as relações do homem com o mundo são mediadas por instrumentos e signos.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Considerando a tirinha acima, julgue os itens seguintes acerca das bases psicológicas da aprendizagem.

De acordo com a teoria das inteligências múltiplas, a inteligência é um fator essencialmente genético.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Acerca do entendimento da educação como fator de desenvolvimento econômico e social, é correto afirmar:
  • A. Nos documentos nacionais e internacionais que expressam fundamentos, diretrizes e linhas de ação de política educacional para a juventude, a convivência no trabalho e a participação em movimentos sociais são considerados processos formativos.
  • B. Na literatura concernente às políticas públicas, o grau de escolaridade é desconsiderado como fator que possibilita a superação da desigualdade social.
  • C. Em setores da sociedade, tais como agências multilaterais, órgãos federais e estaduais, instituições governamentais e não governamentais, a única mobilização existente em prol da educação gira em torno da definição de parâmetros e critérios para políticas voltadas à infância.
  • D. Diante da importância do conhecimento científico e tecnológico e da qualificação de mão de obra como requisitos para o crescimento econômico de países industrializados, os investimentos em educação são capazes, por si só, de impedir o desemprego e a concentração de renda.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Na sociedade da informação e do conhecimento, a escola tem o papel de

  • A.

    restringir o uso das redes sociais, minimizando assim as situações de ciberbulling ou eventuais contatos com pessoas fora da escola sem o acompanhamento dos professores.

  • B.

    preservar os processos de ensino da forte influência das tecnologias, tendo em vista o caráter de dominação política que as empresas de tecnologia exercem no mercado.

  • C.

    atender as demandas do mercado de trabalho, assumindo as ferramentas do ensino a distância como as mais influentes do cenário social da contemporaneidade.

  • D.

    incluir as ferramentas tecnológicas nas aulas, já que os alunos de hoje se desinteressam com facilidade pelas metodologias mais utilizadas na escola.

  • E.

    propiciar a integração das mídias ao cotidiano escolar, de forma que os processos de ensino possibilitem a construção de capacidades de reflexão e seleção da informação e do conhecimento.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Dentre as influências do pensamento de Rousseau para a educação está

  • A.

    a consideração da criança com sentimentos, desejos e ideias próprias de seu momento de vida.

  • B.

    a ideia de que a criança é um adulto em miniatura e sua educação direciona-se para o seu futuro.

  • C.

    a organização da atividade escolar com foco na educação do corpo e dos hábitos, desde os anos iniciais.

  • D.

    a ênfase no estudo das disciplinas de língua portuguesa e matemática como base para o aprendizado das demais.

  • E.

    o foco na formação moral, já que o ser humano, em essência, é mau e a função da escola é educá-lo.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

A imagem abaixo mostra uma cena que, infelizmente, está se tornando rotina nas escolas de todo o mundo. Para combater esse tipo de violência na escola é preciso que:

I. a escola exercite do bom relacionamento;

II. a escola cultive da paz no ambiente;

III. a escola faça um projeto de conscientização junto, somente, aos alunos para combater a violência esco-lar;

IV. a escola faça um projeto de conscientização junto a comunidade escolar para combater essa violência;

Estão corretos os itens:

  • A.

    I e II, apenas;

  • B.

    I e III, apenas;

  • C.

    I e IV, apenas;

  • D.

    I, II e IV, apenas;

  • E.

    I, II, III e IV.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão: