Questões sobre Relação de Educação e Sociedade

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Listagem de Questões sobre Relação de Educação e Sociedade

A história da humanidade se funde com a história das ideias pedagógicas. A educação como fenômeno social e histórico reflete, na sua história, as ideias de destacados sociólogos, filósofos, psicólogos e pedagogos que contribuíram, de forma significativa, com o ideário pedagógico. No quadro a seguir, avalie a correspondência entre o autor e as características de suas ideias sobre a educação. Itens Autor Ideias sobre educação

I Pestalozzi Propõe a reforma da sociedade por intermédio da educação das classes populares. Privilegia o desenvolvimento psíquico da criança em relação à aquisição de conhecimentos. Sustenta que a educação geral deve preceder a profissional

II J.Dewey Considera que a educação é essencialmente dialética, questionando a sociedade de classes. Prioriza a educação como produto que produz o homem novo.

III E.Durkhlein Considera a educação como uma condição essencial da sociedade, conferindo às ciências sociais um caráter científico específico baseado na filosofia pragmática idealista.

IV A. Gramsci Defende a escola socialista evocando a ideia de unidade e de centralização democrática. Considera o trabalho como um princípio educativo básico da formação.

As correspondências estabelecidas corretamente estão nos itens

Acerca do entendimento da educação como fator de desenvolvimento econômico e social, é correto afirmar:

#Questão 142216 - Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, ESAF, 2012, MPOG, Analista Técnico de Políticas Sociais

A respeito da relação entre Educação e Tecnologias da Informação e da Comunicação, assinale a opção incorreta.

A promoção da cidadania na escola tem como meta contribuir na formação dos alunos, para que se reconheçam como cidadãos de direitos e deveres e possam se conduzir na sociedade de forma crítica e autônoma. Educar para a construção de uma sociedade plena em direitos requer provocar, estimular educadores e educandos a pensarem sobre sua própria realidade, a realidade de sua comunidade, de seu País e do mundo. A partir desse diagnóstico, refletir sobre sua responsabilidade e conceber uma prática individual, e também coletiva, para interferir e modificar esta realidade. A construção de uma cultura de paz requer uma prática educativa que promova a capacidade de crítica e a formulação de propostas, e não a passividade, que termina por ser cúmplice dos mecanismos de injustiça e violação de direitos.

Analise as afirmativas abaixo:

I – Constituem direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 64, de 2010);

II - A cidadania expressa um conjunto de direitos que dá à pessoa a possibilidade de participar ativamente da vida e do governo de seu povo. Quem não tem cidadania está marginalizado ou excluído da vida social e da tomada de decisões, ficando numa posição de inferioridade dentro do grupo social;

III - Os PCNs apresentam uma proposta de organização curricular na perspectiva da educação comprometida com a cidadania, elegendo os princípios norteadores: dignidade humana; igualdade de direitos; participação e co-responsabilidade pela vida social;

IV - A prática pedagógica voltada para a construção da cidadania democrática é essencialmente romper com a cultura autoritária, de submissão, de mando, impregnada nas diferentes relações sociais; é criar uma nova cultura a partir do entendimento de que todo e qualquer indivíduo é portador de direitos e deveres; é garantir o acesso ao conhecimento que permita-lhe apreender a complexidade das relações e determinações do conjunto da sociedade; é prepará-lo para sua inserção no mundo do trabalho, para compreender o avanço tecnológico e a participação ativa na organização da sociedade;

V - Para que a escola possa desenvolver um trabalho nesta perspectiva, faz-se necessária a construção de um projeto pedagógico, democrático e participativo, em que a formação do sujeito possa ser assumida coletivamente.

Esse processo se desenvolve na prática diária, através da apreensão dos conteúdos curriculares e na vivência do exercício da cidadania. Estão corretos os itens:

No seu livro “O que é Ideologia” (1980), Marilena Chauí, define a ideologia como “um conjunto lógico, sistemático e coerente de representações (ideias e valores) e de normas ou regras (de conduta) que indicam e prescrevem aos membros da sociedade o que devem pensar e como devem pensar, o que devem valorizar e como devem valorizar, o que devem sentir e como devem sentir, o que devem fazer e como devem fazer” (p.113). Nesse contexto, a função da ideologia é:

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