Questões de Pedagogia da INTELECTUS

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Listagem de Questões de Pedagogia da INTELECTUS

#Questão 1132529 - Pedagogia, Legislação da Educação, INTELECTUS, 2025, Prefeitura de Amapá - AP, Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I

A Base Nacional Comum Curricular estabelece dois eixos estruturantes para o desenvolvimento do ensino na educação infantil. São os eixos:

#Questão 1132531 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, INTELECTUS, 2025, Prefeitura de Amapá - AP, Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I

No que se refere a tendência tecnicista, é CORRETO afirmar.

#Questão 1132528 - Pedagogia, Legislação da Educação, INTELECTUS, 2025, Prefeitura de Amapá - AP, Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I

As metodologias ativas têm se destacado como uma abordagem pedagógica alinhada com a BNCC e com as demandas da sociedade contemporânea. São estratégias de ensino que colocam o estudante como protagonista do seu próprio aprendizado, estimulando a participação ativa, a criatividade, a autonomia e o pensamento crítico. No que se refere a metodologia ativa denominada sala de aula invertida, marque a alternativa CORRETA. 

#Questão 1132530 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, INTELECTUS, 2025, Prefeitura de Amapá - AP, Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I

Para Libânio, Oliveira e Toschi (2008) “o currículo é a concretização, a viabilização das intenções e das orientações expressas no projeto pedagógico. Para os autores, há pelos menos, três tipos de manifestações: currículo formal ou oficial, currículo real e currículo oculto”. Sobre o currículo oculto, é correto afirmar que:

A promoção da cidadania na escola tem como meta contribuir na formação dos alunos, para que se reconheçam como cidadãos de direitos e deveres e possam se conduzir na sociedade de forma crítica e autônoma. Educar para a construção de uma sociedade plena em direitos requer provocar, estimular educadores e educandos a pensarem sobre sua própria realidade, a realidade de sua comunidade, de seu País e do mundo. A partir desse diagnóstico, refletir sobre sua responsabilidade e conceber uma prática individual, e também coletiva, para interferir e modificar esta realidade. A construção de uma cultura de paz requer uma prática educativa que promova a capacidade de crítica e a formulação de propostas, e não a passividade, que termina por ser cúmplice dos mecanismos de injustiça e violação de direitos.

Analise as afirmativas abaixo:

I – Constituem direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 64, de 2010);

II - A cidadania expressa um conjunto de direitos que dá à pessoa a possibilidade de participar ativamente da vida e do governo de seu povo. Quem não tem cidadania está marginalizado ou excluído da vida social e da tomada de decisões, ficando numa posição de inferioridade dentro do grupo social;

III - Os PCNs apresentam uma proposta de organização curricular na perspectiva da educação comprometida com a cidadania, elegendo os princípios norteadores: dignidade humana; igualdade de direitos; participação e co-responsabilidade pela vida social;

IV - A prática pedagógica voltada para a construção da cidadania democrática é essencialmente romper com a cultura autoritária, de submissão, de mando, impregnada nas diferentes relações sociais; é criar uma nova cultura a partir do entendimento de que todo e qualquer indivíduo é portador de direitos e deveres; é garantir o acesso ao conhecimento que permita-lhe apreender a complexidade das relações e determinações do conjunto da sociedade; é prepará-lo para sua inserção no mundo do trabalho, para compreender o avanço tecnológico e a participação ativa na organização da sociedade;

V - Para que a escola possa desenvolver um trabalho nesta perspectiva, faz-se necessária a construção de um projeto pedagógico, democrático e participativo, em que a formação do sujeito possa ser assumida coletivamente.

Esse processo se desenvolve na prática diária, através da apreensão dos conteúdos curriculares e na vivência do exercício da cidadania. Estão corretos os itens:

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