Questões de Pedagogia da INTELECTUS

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia da INTELECTUS

De 1986 aos dias atuais, nossa Educação se transformou: a universalização do ensino foi praticamente garantida, os investimentos aumentaram e a formação docente evoluiu. No entanto, há muito a fazer para garantir um bom ensino. Agora, é a vez de alcançar a qualidade. Analise as alternativas abaixo:

I - No ambiente educativo, o respeito, a alegria, a amizade e a solidariedade, a disciplina, o combate à discriminação e o exercício dos direitos e deveres são práticas que garantem a socialização e a convivência, desenvolvem e fortalecem a noção de cidadania e de igualdade entre todos;

II - A escola possui uma proposta pedagógica escrita, os professores participaram ativamente da elaboração, todos os que trabalham na escola, pais e alunos conhecem a proposta que é atualizada periodicamente;

III - Os professores planejam regularmente suas aulas. Trocam idéias entre si para planejar. Procuram saber o que os alunos aprenderam no ano anterior para preparar o planejamento do ano letivo. Ouvem e consideram opiniões e sugestões dos alunos para planejar suas aulas. O cumprimento do planejamento dos professores é acompanhado pela direção da escola;

IV - As aulas são organizadas de maneira que todos os alunos possam fazer perguntas, conversar sobre os assuntos apresentados, defender suas idéias e mudar de opinião;

V - No dia-a-dia da sala de aula, respeita-se o fato de que cada aluno precisa de um tempo diferente para aprender.

Assinale a alternativa onde as afirmativas citadas estão de acordo com a busca pela qualidade.

Com base na teoria de David Paul Ausubel (1918 – 2008) analise os itens:

I – Acredita na influência do meio sobre o sujeito. O que os alunos sabem não é considerado e somente aprendem se forem ensinados por alguém.

II – Aprender significativamente, para Ausubel é ampliar e reconfigurar as idéias já existentes na estrutura mental e com isso ser capaz de relacionar e acessar novos conteúdos.

III – Leva em conta a história do sujeito e ressalta o papel dos docentes na proposição de situações que favoreçam a aprendizagem.

IV - Para Ausubel, o aluno motivado por uma situação que faça sentido, proposta pelo professor, amplia, avalia, atualiza e reconfigura a informação anterior, transformando-a em nova.

Estão corretos os itens:

Com base na Lei Orgânica do Município - CAPÍTULO III DA CULTURA, DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO – analise os artigos abaixo:

I - Art. 177 - O Município estimulará o desenvolvimento das ciências, das artes, das letras e da cultura em geral, observado o disposto na Constituição Federal;

II - Art. 181 - O dever do Município com a educação será efetivado, mediante a garantia de atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente, na rede regular de ensino;

III- Art. 182 - O ensino oficial do Município será gratuito em todos os seus níveis e atuará prioritariamente no ensino fundamental e préescolar;

IV- Art. 183 - O ensino é livre à iniciativa privada, atendida as seguintes condições: I - cumprimento das normas gerais de educação nacional; II - autorização e avaliação de qualidade, pelos órgãos competentes;

V- Art. 185 - O Município manterá o professorado municipal em nível econômico, pedagógico, social e moral a altura de suas funções.

Estão corretos os itens:

Henri Wallon inovou ao colocar a afetividade como um dos aspectos centrais do desenvolvimento. Explicou que o desenvolvimento infantil vai do sincretismo á categorização. Wallon não é autor de fácil leitura. Contemporâneo de Jean Piaget e Lev Vygotsky se dedicou a estudar o desenvolvimento infantil, tendo uma relação estreita com as teorias da educação. Analise as afirmativas sobre Henri Wallon:

I - Para Wallon, o termo afetividade se refere à capacidade do ser humano de ser afetado positiva ou negativamente tanto por sensações internas como externas. É um dos conjuntos funcionais da pessoa e atua, juntamente com a cognição e o ato motor, no processo de desenvolvimento e construção do conhecimento;

II – Para Wallon a afetividade está sempre presente em todos os momentos, movimentos e circunstâncias de nossas ações, assim como o ato motor e a cognição. Ou seja, a sala de aula, a distribuição das carteiras e a organização do ambiente provocam nos alunos abraço ou repulsa; 

III – A criança, para Wallon é essencialmente cognitiva e aos poucos vai constituindo-se em um ser socioemocional;

IV – Wallon utiliza o conceito de sincretismo infantil como principal característica do pensamento da criança: a ausência de diferenciação entre os elementos; as informações que ela recebe do meio, as experiências pessoais e as fantasias se misturam.

Está INCORRETA a alternativa:

Quando falamos em aprendizagem “por projetos” estamos necessariamente nos referenciando à formulação de questões pelo autor do projeto, pelo sujeito que vai construir conhecimento. Partimos do princípio de que o aluno nunca é uma tábua rasa, isto é, partimos do princípio de que ele já pensava antes. (FAGUNDES, 2006)

Com base nas idéias expressas acima, classifique os itens abaixo em CERTO ou ERRADO:

I – Um projeto para aprender vai ser gerado pelos conflitos, pelas perturbações nesse sistema de significações, que constituem o conhecimento particular do aprendiz. Como poderemos ter acesso a esses sistemas? O próprio aluno não tem consciência dele! Por isso, a escolha das variáveis que vão ser testadas na busca de solução de qualquer problema, precisa ser sustentada por um levantamento de questões feitas pelo próprio estudante;

II - Na verdade, no projeto de ensino, tudo parte das decisões do professor, e a ele, ao seu controle, deverá retornar. Como se o professor pudesse dispor de um conhecimento único e verdadeiro para ser transmitido ao estudante e só a ele coubesse decidir o que, como, e com que qualidade deverá ser aprendida;

III - Os Projetos de Aprendizagem configuram uma atividade que pode ser utilizada pelo professor a qualquer momento, para sanar dificuldades, mostrar a aplicabilidade de determinados conteúdos, aumentar e/ou despertar o interesse de seus alunos e principalmente, trabalhar todos os itens acima integrados inserindo as novas tecnologias em suas aulas como elemento de emancipação humana;

IV - Os projetos de aprendizagem favorecem o aprendizado de maneira dinâmica, atrativa, contribuindo ao mesmo tempo para o aperfeiçoamento constante do professor, uma vez que, este passa a interagir mais com os alunos, com sua realidade, com seus interesses.

Assinale a opção correta:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis