Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

A partir desse texto, avalie as seguintes afirmações:

I O conhecimento específico do conteúdo a ensinar é o mais importante para a atividade de ensino.

II O processo de aprender a ensinar deve priorizar a prática em detrimento da teoria.

III Aprender sobre o ensino requer uma visão do conhecimento como algo a ser construído ao invés de ser compreendido como conteúdo já adquirido.

IV O processo de aprender a ensinar melhora quando enfoques de ensino e de aprendizagem são inseridos no programa de formação, sendo eles "modelados" pelos docentes formadores em sua própria prática.

Das afirmações, estão corretas

  • A. III e IV.
  • B. I e III.
  • C. II e IV.
  • D. I e II.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

A aprendizagem durante a formação inicial docente, sob uma perspectiva construtivista, deve considerar as representações que os futuros pedagogos têm sobre o que é Pedagogia, Pedagogo e seu objeto de estudo. A aprendizagem sob essa orientação epistemológica deve contribuir com a construção de representações sociais coerentes com o conhecimento desejável. Numa pesquisa sobre representações sociais de licenciados em Pedagogia, os dados revelaram algumas representações explicitadas a seguir:

I As atividades docentes não compreendem participação na gestão de sistemas e na de instituições de ensino.

II A docência é compreendida como a ação de ensinar, como processo didático metódico e intencional.

III O Pedagogo tem como atividade essencial a docência nos anos iniciais de Ensino Fundamental.

IV O objeto de estudo do Pedagogo se constitui de práticas pedagógicas em contextos escolares e não escolares.

As representações sociais explicitadas que NÃO são coerentes com a Resolução CNC/ CP n. 1, de 15 de maio de 2006, que instituiu as diretrizes curriculares para o curso de Pedagogia, estão presentes nos itens

  • A. I e II.
  • B. II e IV.
  • C. III e IV.
  • D. I e III.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
A vida útil econômica de um ativo é o período de tempo definido ou estimado tecnicamente, durante o qual é esperado obter fluxos de benefícios futuros desse ativo. Para o cálculo da vida útil econômica de um ativo, deve-se considerar
  • A. a capacidade de geração de benefícios passados e futuros.
  • B. a obsolescência tecnológica.
  • C. o desgaste físico decorrente, exclusivamente, de fatores operacionais.
  • D. o limite legal sobre a imparidade.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Um pedagogo organizou uma atividade de formação com professores cuja finalidade era elaborar questões discursivas para avaliação da aprendizagem. Em uma das aulas, apresentou aos professores uma análise de uma questão feita por um professor. Nessa análise, o professor destacou os seguintes aspectos para selecionar os que são corretos e os que não devem ser objetos da formação:

A1 Usa-se a linguagem científica da disciplina de forma clara.

A2 Nela, estão sendo avaliadas várias habilidades expressas nas alternativas a, b, c e d, de forma independente.

A3 A questão será validada por outro professor, no sentido de procurar a correspondência entre os objetivos da avaliação e a questão formulada.

A4 Usam-se situações problemas que são resolvidas diretamente por meio do uso de técnicas.

Na atividade de formação com os professores, os aspectos que não devem ser objetos da formação são

  • A. A2 e A3.
  • B. A1 e A3.
  • C. A2 e A4.
  • D. A1 e A4.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Em relação ao exposto, avalie as afirmações a seguir:

I Formar para as novas tecnologia é formar para o julgamento, a crítica, o pensamento hipotético e dedutivo.

II A formação do professor para o uso dos TIC´s na sala de aula supõe sua formação para desenvolver softwares livres para os estudantes.

III Ler na tela tornou-se uma prática social corrente, e os hipertextos são considerados escritos sociais tão legítimos quanto os documentos impressos.

IV A aprendizagem com o uso das TIC´s deve-se centrar na linearidade das tarefas, ou seja, uma de cada vez.

Das afirmações, estão corretas

  • A. I e III.
  • B. II e IV.
  • C. I e II.
  • D. III e IV.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Na remoção cirúrgica de elementos dentários, três técnicas de exodontias podem ser realizadas: apenas utilização de fórceps; utilização de alavancas e uso do fórceps opcionalmente; e associação destas com odontosecção e/ou osteotomia. Considera-se indicação do uso de alavancas os casos de
  • A. raízes e ápices radiculares residuais ou recém-fraturados.
  • B. dentes com dilaceração radicular.
  • C. raízes divergentes.
  • D. dentes com hipercementose.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
O planejamento de unidades didáticas pelo professor é uma das atividades fundamentais que implica uma tomada de decisões. Ele exige diversos conhecimentos profissionais sobre o ensino e a aprendizagem. Nesse tipo de planejamento,
  • A. os conteúdos selecionados e organizados permitem definir os objetivos gerais da unidade didática.
  • B. a metodologia deve possibilitar a organização e a sequenciação de atividades e tarefas estruturadas, considerando as experiências e os interesses dos estudantes de forma flexível.
  • C. A unidade didática deve ser estruturada numa sequência de atividades independentes, segundo objetivos específicos.
  • D. Os procedimentos de avaliação devem ser usados de forma contínua, privilegiando a dimensão quantitativa da avaliação em relação à subjetividade que qualquer avaliação apresenta.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
O instrumento mais amplamente utilizado para a remoção do biofilme dentário e/ou do cálculo da superfície radicular, sem intencional remoção de estrutura do dente, é a cureta periodontal. A angulação da borda cortante da cureta sobre o dente influencia a eficiência do debridamento. A angulação ótima entre a borda cortante e a superfície do dente é de
  • A. 450.
  • B. 550.
  • C. 800.
  • D. 900.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Ao longo dos anos, diferentes técnicas cirúrgicas têm sido descritas e empregadas na terapia periodontal. Nesse sentido, o procedimento cirúrgico usado no tratamento das bolsas periodontais purulentas é chamado de cirurgia a retalho
  • A. de Widman.
  • B. de Neumann.
  • C. modificado.
  • D. posicionado apicalmente.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

A formação de conceitos científicos é uma atividade essencial na prática pedagógica dos professores universitários. Em relação a essa atividade, avalie as afirmações a seguir:

I Os conceitos científicos são representações mentais objetivas de objetos e fenômenos caracterizados pela singularidade do conhecimento científico.

II O domínio do conceito científico é atingido quando o estudante consegue definir o conceito.

III Na formação do conceito científico segundo a lógica, a definição desse conceito constitui numa etapa necessária.

IV Uma finalidade da formação de conceitos científicos é desenvolver o pensamento científico nos estudantes.

Das afirmações, estão corretas

  • A. II e III.
  • B. III e IV.
  • C. I e II.
  • D. I e IV.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão: