Questões Concurso Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

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A terapia cognitivo-comportamental é uma espécie de intervenção psicológica que, nos últimos anos, tornou-se uma das mais utilizadas no campo da psicologia. Neste sentido, são técnicas desse modelo terapêutico:

A relação terapêutica é compreendida como um processo essencialmente dinâmico, no qual o terapeuta estabelece com seu cliente um contato fundado na confiança. Assim, o papel do terapeuta humanista-existencial caracteriza-se por

A abordagem centrada na pessoa, desenvolvida por Carl Rogers, está entre as abordagens humanistas das psicoterapias em Psicologia. São características do processo psicoterápico para Rogers:

Tomando-se como base o que prevê a Constituição Federal de 1988, nota-se que as políticas de previdência, saúde e assistência social foram reestruturadas, a partir de princípios e diretrizes que passaram a orientar e fundamentar o Sistema de Seguridade Social brasileiro. Em relação aos princípios estruturantes desse Sistema, considere os itens a seguir:

I Universalidade da cobertura e do atendimento, uniformidade e equivalência dos benefícios e serviços às populações urbanas e rurais.

II Gestão político-administrativa centralizada, defesa social e institucional e uniformidade e equivalência no atendimento às populações urbanas e rurais.

III Irredutibilidade do valor dos benefícios e equidade na forma de participação no custeio.

IV Descentralização político-administrativa e territorialização, matricialidade sociofamiliar e equidade na forma de participação no custeio.

São princípios estruturantes do sistema de seguridade social brasileiro os que estão presentes nos itens

O debate acerca da atuação do assistente social na política de educação tem sido feito com base numa concepção crítica dessa política. Sob essa ótica, a educação é compreendida como constitutiva da vida social e como um processo que desempenha uma função social importante na dinâmica da reprodução social, razão pela qual a educação está imersa em contradições que particularizam a vida numa sociedade de classe. Desse modo, no debate da categoria profissional de assistentes sociais e na produção teórica da área de serviço social, a educação é compreendida como um espaço tensionado que

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