Questões Concurso Conselho Regional de Técnicos em Radiologia 6ª Região - RS (CRTR/RS)

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Conselho Regional de Técnicos em Radiologia 6ª Região - RS (CRTR/RS)

Compete à família, à sociedade e ao Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária. A atenção à criança e ao adolescente constitui direito à proteção especial que, segundo a Carta Magna, abrangerá os seguintes aspectos:

Quando se tenta mudar a atitude de uma pessoa ou influenciar o seu comportamento, isso pode ser sentido como uma desaprovação à sua conduta. Referente ao tema, analise as afirmativas I e II.

I. Quanto mais uma pessoa se mostra defensiva, menos capaz ela será de perceber os objetivos, valores e emoções que o emissor está tentando transmitir.

II. Por outro lado, quanto mais um clima for receptivo ou ausente de defesa, mais o receptor distorcerá o conteúdo da comunicação. Isso ocorre porque o clima receptivo pode trazer excessos de comunicação informal.

Pode-se afirmar que:

As relações interpessoais desenvolvem-se em decorrência do processo de interação. Em situação de trabalho, compartilhadas por duas ou mais pessoas, há atividades predeterminadas a serem executadas, bem como interações e sentimentos recomendados, tais como: comunicação, cooperação, respeito, amizade. Analise as afirmativas seguintes.

I. Os valores representam as convicções básicas de que um modo especif́ ico de conduta ou de condição de existência. Contêm um elemento de julgamento, baseado naquilo que o individ́ uo acredita ser correto, bom ou desejável. Os valores costumam ser relativamente estáveis e duradouros.

II. As atitudes são afirmações avaliadoras – favoráveis ou desfavoráveis – em relação a objetos, pessoas ou eventos. Refletem como um individ́ uo se sente em relação a alguma coisa.

III. Na maioria das situações, as atitudes são o mesmo que os valores, pelo fato de ambos estarem interrelacionados e envolverem três componentes: cognitivo, afetivo e comportamental.

Está correto o que se afirma em:

Novas competências começam a ser exigidas pelas organizações, que reinventam sua dinâmica produtiva, desenvolvendo novas formas de trabalho e de resolução de conflitos. Surgem novos paradigmas de relações das organizações com fornecedores, clientes e colaboradores. Nesse contexto, as relações humanas no ambiente de trabalho têm sido foco da atenção dos gestores, para que sejam desenvolvidas habilidades e atitudes necessárias ao manejo inteligente das relações interpessoais. Julgue as seguintes afirmativas em verdadeiras (V) ou falsas (F).

(...) A partir de divergência de percepções e ideias, as pessoas se colocam em posições antagônicas, caracterizando uma situação conflitiva.

(...) As situações de conflito são componentes inevitáveis e necessários da vida grupal.

(...) O conflito pode ter consequências positivas, funcionais, como também disfuncionais, ou seja, negativas, a depender de sua intensidade, estágio de evolução, contexto e forma como é tratado.

(...) O estilo de evitação reflete uma postura nem assertiva, nem cooperativa, na pretensão de evitar ou fugir ao conflito. E ́ usado quando o problema é trivial, ou quando não há chance de ganhar ou requer tempo para obter informações ou um desacordo pode ser oneroso ou perigoso.

Pode-se afirmar que:

A eficácia no comportamento interpessoal está ligada diretamente ao princípio de mesmo nome, que norteia o serviço público, a administração pública e demais atividades em que o interesse público é alvo ou cliente. Sobre o tema, analise as afirmativas seguintes.

I. O servidor não pode se interpor, em atitude de cunho pessoal, ante os interesses coletivos, sem risco de comprometer a eficácia, a segurança da realização do serviço do atendimento, da prestação pública.

II. Os funcionários públicos são treinados para atuarem segundo o que hoje se chama etiqueta profissional, uma espécie de código de conduta convencional, nascido no próprio mercado, das relações modernas do mundo dos negócios e que permeou para a qualidade de atendimento e inter-relacionamentos no setor público.

III. O saber se comportar e a aparência são questões cada vez mais exigidas para o funcionário público. Muitas administrações passaram a desenvolver cursos para prepararem seus funcionários a criticar para obter resultados positivos e a ouvir reclamações para promover ações de melhoria.

Está correto o que se afirma em:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis