Questões sobre Gestão de Pessoas

As organizações, a partir de então, dependem cada vez mais do grau de envolvimento e comprometimento das pessoas com seus objetivos estratégicos e negócios. O envolvimento e o comprometimento das pessoas tornam-se vitais para: assinale a alternativa incorreta.
  • A. produtividade e nível de qualidade dos produtos e serviços.
  • B. velocidade na absorção de novas tecnologias.
  • C. precarização da capacidade instalada.
  • D. criação de oportunidades para a aplicação das competências organizacionais.
  • E. velocidade de resposta para o ambiente/mercado.
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Com relação ao modelo de excelência gerencial, aos principais teóricos e a suas contribuições para a gestão da qualidade, ao ciclo PDCA e às ferramentas de gestão da qualidade, julgue os itens de 67 a 72. O senso de higiene do programa 5S trata de manter um ambiente sempre limpo, ou seja, de eliminar as causas da sujeira e aprender a não sujar.
  • C. Certo
  • E. Errado
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Uma reação diagnóstica estabelecida em uma comunicação, entrega ou situação em um projeto, e que gera uma resposta apoiadora de uma comunicação interativa entre o gerente de projeto, a equipe e todas as outras partes interessadas.

A definição apresentada refere-se à (ao)

  • A. reunião.
  • B. fala.
  • C. feedback.
  • D. nota.
  • E. apresentação.
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Analisando-se a espiral do conhecimento organizacional de um administrador de determinada empresa, constata- -se que ele
  • A. aprende no cotidiano de trabalho com seu parceiro de projeto por meio da observação, da imitação e da prática conjunta, porque há uma transformação de conhecimentos tácitos em conhecimentos explícitos.
  • B. alimenta um banco de dados com informações sobre o perfil de comportamento de seus clientes, com base na experiência adquirida nas suas interações com eles, gerando uma transformação de conhecimentos tácitos em conhecimentos explícitos.
  • C. documenta uma rotina de lançamentos que será útil a diferentes áreas da organização, construída com base em seus conhecimentos tácitos desenvolvidos nas operações do dia a dia, gerando mais conhecimentos tácitos.
  • D. internaliza o conhecimento conceitual e externaliza o conhecimento operacional, padronizando as rotinas de recursos humanos em um manual ou guia de trabalho.
  • E. socializa o conhecimento sistêmico por meio da construção de um campo de interação propício ao diálogo e ao aprender fazendo.
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Com relação a sistemas de recompensa envolvendo incentivos a empregados, as mais recentes políticas de gestão de pessoas defendem que
  • A. apenas recompensas monetárias são efetivamente positivas para se atingir os fins organizacionais.
  • B. atos simbólicos que representam os valores pretendidos pela organização usualmente são condenados como boa prática de gestão de pessoas.
  • C. o primeiro fator de insatisfação nas organizações é, atualmente, a baixa remuneração.
  • D. se deve procurar destacar e incentivar os valores perseguidos pela organização por meio de recompensas não exclusivamente monetárias.
  • E. o sistema de recompensas individuais estimula o trabalho em equipe.
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O brand equity de uma organização como a Transpetro se refere ao
  • A. compromisso intangível da direção com os stakeholders.
  • B. segmento de mercado em que sua marca se destaca.
  • C. valor agregado pela marca a seus bens e serviços.
  • D. comportamento ético de seus colaboradores.
  • E. custo de logística e distribuição dos produtos.
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Nas organizações modernas, os cargos são definidos de forma cada vez mais ampla, e a rotação entre diferentes áreas é estimulada, em função da grande velocidade das mudanças no mundo. Com relação ao exposto, assinale a alternativa que apresenta a explicação para esse fato.
  • A. Os funcionários precisam desenvolver uma compreensão muito mais flexível e uma grande habilidade para se ajustar ao inesperado e às demandas de novos projetos.
  • B. Embora incentivada, a capacidade inovadora dos indivíduos não implica maior rotatividade e mobilidade entre os funcionários.
  • C. Seguindo o modelo oriental, os funcionários são contratados para ocupar um determinado cargo, em detrimento da empresa como um todo.
  • D. A velocidade das mudanças não afeta tanto a organização por conta da especialização dos respectivos funcionários.
  • E. Os funcionários têm trabalhado cada vez mais em projetos individuais.
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Para que uma meta seja realista, deve estar relacionada a uma métrica. Dessa forma, é necessário que tenha atributos em sua composição. Assinale a alternativa que apresenta os cinco atributos SMART de uma meta.
  • A. Positiva, sustentável, desafiadora, gerenciável e específica
  • B. Específica, moderna, anual, realista e tangível
  • C. Seletiva, maleável, atrativa, rápida e tangível
  • D. Específica, medível, atingível, realista e com tempo definido
  • E. Superável, medível, atingível, gerenciável e ecológica
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A falta de disciplina leva muitos profissionais a se perguntarem após um dia intenso de trabalho: “o que eu, de fato, realizei hoje?” O impacto é ainda mais nocivo para as realizações de longo prazo, seja no cumprimento de objetivos e metas esperadas, seja no modelo mental do próprio indivíduo, quando este cria o mau hábito profissional de pensar apenas no curto prazo. Com que tipo característico de profissão pode ser comparado um profissional com esse perfil?
  • A. Engenheiro.
  • B. Mecânico.
  • C. Comandante de navio.
  • D. Bombeiro (combatente do fogo).
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Julgue os próximos itens, em relação ao planejamento organizacional, às escolas de planejamento estratégico e aos modelos SWOT e Porter. A abertura de empresas individuais com foco em atividades que vislumbrem oportunidades de desenvolvimento refletem condutas da escola empreendedora.
  • C. Certo
  • E. Errado
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