Questões sobre Higiene e Inspeção de Produtos de Origem Animal (HIPOA)

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Higiene e Inspeção de Produtos de Origem Animal (HIPOA)

Os derivados lácteos compreendem a seguinte classificação: produtos lácteos, produtos lácteos compostos e misturas lácteas. Essas classificações garantem a padronização e o entendimento dos diferentes produtos presentes no mercado, facilitando a escolha conforme as necessidades e preferências dos consumidores. Baseado nisso, misturas lácteas são

A inspeção industrial e sanitária de produtos de origem animal é fundamental para garantir a qualidade e a segurança alimentar. Nesse contexto, as Boas Práticas de Fabricação (BPF) e o sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC) desempenham um papel crucial na prevenção de riscos à saúde pública. Com base no exposto, é CORRETO afirmar que:

De acordo com a Portaria SVS/MS nº 1.428/1993 − Regulamento Técnico para Inspeção de Alimentos, BPP e PIQ’s, os padrões de identidade e qualidade para produtos na área de alimentos deverão conter:



I. Designação: é a denominação do produto e deverá estar associada à classificação/categoria a qual pertence.


II. Classificação: compreende a diferenciação entre grupos de características idênticas em função das suas particularidades, previamente definidas, com base em conceitos técnicos ou comerciais.


III. Descrição do processo tecnológico: compreende informações sobre a tecnologia empregada nas etapas da cadeia alimentar destacando principalmente os Pontos Críticos de Controle.



Está CORRETO o que se afirma:

Os agentes causadores de doenças transmitidas por alimentos (DTAs) podem ser designados como clássicos, emergentes e reemergentes. Sobre esses agentes, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente.



(1) Os clássicos são conhecidos clínica e epidemiologicamente.


(2) Os emergentes não eram reconhecidos como causadores de DTAs, mas está sendo comprovado o seu papel como novos agentes etiológicos.


(3) Os agentes reemergentes são agentes clássicos, considerados controlados e que estão ressurgindo com uma nova incidência clínica, alguns deles apresentando-se com maior severidade.



( ) Tuberculose e Brucelose.


( ) Escherichia coli O157:H7 e Campylobacter jejuni.


( ) Staphylococcus aureus e Clostridium botulinum.


( ) Bacillus cereus e Clostridium perfringens.

Um laticínio deve enviar mensalmente a um laboratório da Rede Brasileira de Laboratórios de Controle de Qualidade do Leite (RBQL) uma amostra de leite cru refrigerado para análise de: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis