Questões sobre Psicologia do desenvolvimento

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Psicologia do desenvolvimento

Julgue o item a seguir. 


Psicogenética é o termo empregado para descrever a pedagogia criada a partir das teorias e pesquisas piagetianas. Significa que o processo pedagógico modifica-se sucessivamente, de acordo com o estágio de desenvolvimento mental (psicogênese). O método Psicogenético guia-se por quatro linhas fundamentais: situação-problema, dinâmica de grupo, tomada de consciência e epistemologia convergente.

Eu não caibo mais nas roupas que eu cabia Não encho mais a casa de alegria Os anos se passaram enquanto eu dormia E quem eu queria bem me esquecia
(Arnaldo Antunes.)
A transição da adolescência se inicia, fundamentalmente, na raiz das mudanças biológicas que ocorrem no organismo. No entanto, essas mudanças estão estreitamente relacionadas com mudanças psicológicas e contextuais que o adolescente vivencia. Desta forma, não se pode entender bem essa transição sem analisar as complexas interações entre os níveis biológico, psicológico e cultural. Essas questões aparecem na música de Arnaldo Antunes, ao se referir a esse conflito do jovem que lida com um novo corpo e tem novas exigências sociais, ou seja, à raiz das transformações físicas que vai percebendo em si mesmo. Considerando as mudanças físicas, cognitivas e psicossociais que ocorrem na adolescência, assinale a afirmativa que indica uma mudança psicossocial.

Erik Erikson propôs oito importantes estágios de desenvolvimento psicossocial para a compreensão da personalidade. No âmbito desse entendimento, sinalizou, inclusive, diferenças de gênero que, embora careçam de novos estudos, muito se aproximam dos atuais estudos sobre tais diferenças, sobretudo no que tange aos estereótipos referentes à carreira ou expressão emocional e de gênero. Sobre as diferenças de gênero indicadas por Erikson no curso do desenvolvimento psicossocial, assinale a afirmativa correta.

A obra de La Taille (2019) apresenta o pensamento de Piaget, Vigotski e Wallon. Leia com atenção as cinco afirmativas abaixo sobre essa obra:
I - Em pesquisas sobre o jogo de regras com crianças, Piaget concluiu que a evolução da prática e da consciência da regra pode ser dividida em três etapas: anomia, heteronomia e autonomia.
II - Uma das ideias centrais de Vigotski é: os processos mentais superiores são mediados por sistemas simbólicos, sendo a linguagem o sistema simbólico básico de todos os grupos humanos.
III - Segundo Piaget, o desenvolvimento do juízo moral nas crianças passa por uma primeira fase de heteronomia, que se traduz pelo realismo moral. A fase subsequente é a autonomia moral, que consiste na superação do realismo moral.
IV - As funções psicológicas superiores referem-se a processos voluntários, ações conscientemente controladas e mecanismos intencionais. Tais funções são o principal objeto de interesse de Vigotski.
V - A dimensão afetiva ocupa lugar central na psicogenética de Wallon, tanto do ponto de vista da construção da pessoa quanto do conhecimento.
Em relação a essas afirmativas, estão CORRETAS

Os marcos de desenvolvimento da criança se referem às habilidades que são alcançadas em uma determinada idade, possibilitando maior autonomia, e são divididos em quatro dimensões do desenvolvimento: motricidade, cognição, linguagem e socioafetividade, conforme descrevem autores como Martorell e outros.
Em relação à dimensão socioafetiva, é correto afirmar que

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis