Questões sobre Psicologia do desenvolvimento

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Psicologia do desenvolvimento

O estudo do desenvolvimento humano abrange diferentes abordagens teóricas, que buscam explicar como as crianças e os adultos evoluem ao longo da vida, tanto em aspectos cognitivos quanto emocionais e sociais. Cada teórico propôs modelos distintos, mas complementares, para compreender o crescimento e os processos de aprendizagem.
Assinale a alternativa CORRETA sobre as teorias do desenvolvimento humano de Piaget, Erikson, Vygotsky e Freud.

Referente aos aspectos da Psicologia do desenvolvimento, das fases do ciclo Vital e sua relação com saúde mental, como apontam Pontes e Martins (2007) no artigo “Fases do Ciclo Vital: características, vulnerabilidade e cuidado”, analise as assertivas abaixo:

I. As intervenções psicológicas com adolescentes devem focar exclusivamente o amadurecimento psíquico, sem priorizar o amadurecimento biológico.
II. No trabalho com idosos, deve-se evitar a abordagem à temáticas como o luto e a morte para não interferir na qualidade de vida desta população.
III. A determinação das fases da vida tem mudado ao longo da história humana, no sentido de cada período da vida e de seus papéis sociais, e da mesma forma os principais problemas de saúde e a atenção à saúde aos diversos grupos etários.

Quais estão INCORRETAS?

Pautado nas perspectivas de Jean Piaget, analise as afirmativas abaixo:

I - O desenvolvimento é uma passagem, ao mesmo tempo, contínua e descontínua, marcada por conflitos entre o antigo e o novo, entre a permanência e a transformação.

II - Na organização intuitiva pré-operatória, a criança manifesta avanços e conquistas com relação ao período sensório-motor, mas também entraves e impasses com relação à estruturação cognitiva, socioafetiva e moral do período seguinte.
III - No contexto das teorias interacionistas, as etapas da periodização do desenvolvimento podem ser justapostas ou homologadas por meio das faixas etárias de cada indivíduo.
IV - A criança é para Piaget, a expressão da inteligência. Nesse sentido, a criança constitui o interesse legítimo da pesquisa piagetiana.

É verdadeiro o que se afirma em:

Dentro das perspectivas apresentadas por Spitz, analise as afirmativas abaixo, marque V (verdadeiro) e F (falso) e, posteriormente, a alternativa correspondente.

[...] O terceiro mês de vida marca uma considerável variação em relação à fase anterior, sendo que o indicador dessa mudança é a resposta de sorriso do bebê.
[...] No terceiro mês de vida, quando colocamos nosso rosto diretamente em frente ao bebê, em qualquer espécie de movimento, ele responderá reagindo com um sorriso, demonstrando a primeira percepção de conhecimento do bebê em relação a um indivíduo de seu convívio.
[...] A resposta de sorriso é um indicador de que um amplo processo de organização aconteceu na psique do bebê: o consciente separou-se do inconsciente.
[...] Duas correntes trabalham juntas na formação do psiquismo do bebê: uma é representada pelo processo maturativo; a outra pelo desenvolvimento psicológico.

Alguns aspectos relativos à neurofisiologia da aprendizagem foram propostos por meio das afirmativas abaixo. Analise-as e destaque a alternativa que apresenta um erro conceitual.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis