Questões sobre Psicologia do desenvolvimento

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Psicologia do desenvolvimento

Na adolescência, considerada um período de transição no desenvolvimento humano, há mudanças significativas no sistema de valores do indivíduo. Considerando os aspectos dessa etapa, é correto afirmar que:

A puberdade é uma fase de transição marcada por mudanças fisiológicas e psicológicas profundas. Durante essa etapa, um comportamento psicológico comum em crianças que vivenciam essa transformação é: 

Diferentes teorias da personalidade e do desenvolvimento compreendem a adolescência como uma fase com características que a distinguem de outros momentos do desenvolvimento humano.
Sobre o tema, é correto afirmar que:

#Questão 1115532 - Psicologia, Psicologia do desenvolvimento, VUNESP, 2025, SEDUC-SP, Professor de Educação Básica II - Psicologia

Leia o excerto a seguir, adaptado de Palacios (In: Coll, Palacios; Marchesi, 2004, v.1):

“A menção à teoria do apego nos leva a outra proposição que foi desenvolvida na psicologia evolutiva contemporânea […]. Essa perspectiva tem entre seus antecedentes mais conhecidos a obra de Darwin e os trabalhos sobre conduta animal popularizados por autores como N. Tinbergen e K. Lorenz, estudiosos das pautas de comportamento animal na tripla perspectiva de seus antecedentes filogenéticos, de seu valor para a sobrevivência e de sua adaptação ao nicho bioecológico em que se desenvolve sua existência. O exemplo paradigmático encontra-se no conceito de imprinting desenvolvido por Lorenz (1952).”

Assinale a alternativa que denomina corretamente a perspectiva descrita no excerto.

A teoria do desenvolvimento cognitivo de Jean Piaget descreve como as crianças e adolescentes constroem seu conhecimento por meio de estágios sequenciais, cada um com características específicas. Por esse caminho, considerando os conceitos e estágios propostos por Piaget, registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:
(__)No estágio sensório-motor (0 a 2 anos), a criança desenvolve a capacidade de representação mental, permitindo a compreensão de que objetos continuam a existir mesmo quando não estão visíveis (permanência do objeto).
(__)No estágio pré-operatório (2 a 7 anos), a criança já consegue realizar operações mentais complexas, como a conservação de quantidade, sem dificuldades.
(__)No estágio operatório-concreto (7 a 12 anos), a criança passa a pensar de forma lógica sobre situações concretas, mas ainda não consegue lidar com abstrações ou hipóteses.
(__)No estágio operatório-formal (a partir dos 12 anos), o adolescente desenvolve a capacidade de pensar de forma abstrata, realizar hipóteses e considerar múltiplas perspectivas.
(__)A teoria de Piaget enfatiza que a transição entre os estágios ocorre de forma abrupta, sem sobreposição ou variações individuais no ritmo de desenvolvimento.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis