Questões de Pedagogia da FGV

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Cipriano Luckesi é um crítico dos modos de avaliação da aprendizagem, os quais, segundo ele, são “expressões de visões de mundo determinadas”.
Analise as assertivas a seguir e, de acordo com a concepção do autor, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para falsa.
( ) As avaliações de aprendizagem devem se guiar por um ideal de neutralidade que garanta rigor e eficácia. ( ) Os processos educacionais têm como finalidade a avaliação, responsável por quantificar seus resultados. ( ) Uma educação que almeja conservar a forma da sociedade utiliza métodos autoritários de avaliação.
As afirmativas são, respectivamente,

A respeito dos princípios constitucionais da educação, leia a lista a seguir.
I. Garantia do direito à educação ao longo da vida. II. Igualdade de condições para o acesso à escola. III. Uniformização pedagógica para manter um padrão de qualidade.
Os princípios constitucionais da educação estão corretamente identificados em

O currículo para o Ensino Fundamental da Cidade de São Paulo adota objetos de conhecimento, objetivos de aprendizagem e desenvolvimento que apresentam algumas das estratégias pedagógicas propostas pelo pensamento computacional.
Assinale a opção que apresenta as estratégias pedagógicas estruturantes do pensamento computacional adotada pela Cidade de São Paulo para o currículo do Ensino Fundamental.

As metodologias ativas se encontram com as tecnologias para aprendizagem, pois ambas incrementam a interação dos estudantes com muitas informações e mudanças ágeis de paradigmas, as quais demonstram o que foi aprendido em diversas disciplinas na escola.
Diante do exposto, na obra “Pedagogia da Autonomia”, Freire (1996) define a autonomia como

As ideias de Papert (1980) com a linguagem de programação focavam na apropriação da linguagem de programação básica pelos estudantes. Desde então, algumas novas linguagens de programação surgiram, como é o exemplo do Scratch, adotado em algumas das práticas de Tecnologias para Aprendizagem e de forma interdisciplinar. O Scratch é um software desenvolvido em um dos espaços do Instituto de Tecnologia de Massachusetts por um grupo de pesquisadores.
Nesse sentido, o Scratch permite que os professores trabalhem com

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