Questões de Pedagogia da CESPE / CEBRASPE

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Listagem de Questões de Pedagogia da CESPE / CEBRASPE

#Questão 1093822 - Pedagogia, Educação Infantil, CESPE / CEBRASPE, 2025, InoversaSul, Professor de Redação - Ensino Médio

        O ensino e a aprendizagem da leitura e da escrita precisam levar em conta, atualmente, a variedade dos modos de comunicação existentes, o que chamamos de multimodalidade. Nessa nova perspectiva, que se opõe às abordagens educacionais ocidentais mais tradicionais, devem-se considerar os modos de comunicação linguísticos — a escrita e a oralidade —, visuais — imagens, fotografias — ou gestuais — apontar o dedo, balançar a cabeça negativa ou afirmativamente, por exemplo. Essa diversidade de modos de comunicação foi incorporada tanto pelos meios de comunicação mais tradicionais, como livros e jornais, quanto pelos mais modernos, como computadores, celulares, televisão, entre outros. Dessa forma, professores precisam preocupar-se, atualmente, em ensinar não só as habilidades técnicas necessárias para manusear os diferentes meios de comunicação, mas também o metaconhecimento que é necessário para compreender, de maneira integrada e significativa, as diferentes mídias e seu funcionamento. Isso já vem ocorrendo — e deverá ampliar-se cada vez mais — a partir dos anos iniciais de escolarização.

         Os educadores precisam, portanto, levar os alunos a desenvolver o conhecimento e as habilidades necessárias para produzir significados. Assim como as abordagens etnográficas utilizadas para compreender o fenômeno do letramento procuram entender os usos e os significados da leitura e da escrita em determinados contextos sociais, também a nova abordagem da multimodalidade pode contribuir para o entendimento dos contextos de comunicação, focando modos e mídias específicos, em determinados contextos sociais e culturais.

Internet:<ceale.fae.ufmg.br>  (com adaptações).

Considerando o texto apresentado e os conceitos de semiótica, multiletramento e multimodalidade, julgue o item a seguir. 


Infere-se do texto que o conceito de multiletramento está vinculado à importância de se aprender a decodificar prioritariamente textos escritos em diversos contextos de comunicação.  


Nas diretrizes para a organização do trabalho pedagógico do novo ensino médio, identifica-se a necessidade de uma reorganização pedagógica da escola. Acerca dessas diretrizes e da organização semestral do ensino médio em Santa Catarina, julgue o próximo item.


A implementação da semestralidade visa proporcionar ao aluno diversas vivências e aprendizagens no decorrer de um ano letivo, devendo a seleção de componentes ofertados estar, inclusive, em consonância com a escuta dos estudantes.

Nas diretrizes para a organização do trabalho pedagógico do novo ensino médio, identifica-se a necessidade de uma reorganização pedagógica da escola. Acerca dessas diretrizes e da organização semestral do ensino médio em Santa Catarina, julgue o próximo item.


A avaliação dos estudantes no ensino médio deverá ser realizada com foco nos conteúdos aprendidos em cada componente curricular, sendo, portanto, uma avaliação conteudista.  

Acerca da inclusão escolar e da educação especial, julgue o item que se segue.


O conceito de inclusão, na educação especial, surgiu como uma evolução do conceito de integração, tendo ambos os modelos o mesmo objetivo: incluir o aluno com deficiência na escola regular, para que ele se adapte à proposta da escola. 

Acerca da inclusão escolar e da educação especial, julgue o item que se segue.


Durante muito tempo, a educação especial era realizada com atendimento de alunos com deficiências leves em classes especiais, e os alunos que apresentavam deficiências graves eram encaminhados para as escolas especiais.

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