Questões de Pedagogia da CESPE / CEBRASPE

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia da CESPE / CEBRASPE

        Uma tarde de inverno, estava eu lá, na rua Barão de Itapetininga, mexendo nas estantes de uma livraria. (Não consigo passar por uma sem entrar pra fuçar no meio dos livros. Desde que eu tinha quatro anos de idade — o que já faz muito tempo — livro para mim é a coisa mais gostosa do mundo. A gente nunca sabe que surpresa vai encontrar entre duas capas.)

         Pois bem, estava eu ali, muito entretida, examinando os livros, quando de repente senti que alguém me puxava pela manga. Olhei para baixo e vi um menino — um garotinho de uns nove ou dez anos, magrelo, sujinho, de roupa esfarrapada e pé no chão. Eu já ia abrindo a bolsa quando o garoto disse: — Escuta, dona... — O quê? — perguntei. — Dona, me compra um livro? — disse ele baixinho, meio com medo. Dizer que fiquei surpresa é pouco. O jeito do menino era de quem precisava de comida, de roupa, isso sim. Duvidei do que ouvira: — Você não prefere algum dinheiro? — perguntei. — Não, dona — disse o garoto, mais animado, olhando-me agora bem nos olhos. — Eu queria um livro. Me compra um livro? Meu coração começou a bater mais forte. — Escolha o livro que você quiser — falei.

         O menino acabou se decidindo por um livro de aventuras, nem me lembro qual. Mas me lembro bem da minha emoção quando lhe entreguei o volume e vi seus olhinhos brilhando ao me dizer um apressado “Obrigado, dona!” antes de sair em disparada, abraçando o livro apertado ao peito.

Tatiana Belinky. Onde já se viu? In: Olhos de ver.
3.ª ed. São Paulo: Moderna, 2004, p. 19-21 (com adaptações).

Considerando o texto apresentado e aspectos relacionados a alfabetização e letramento, julgue o item a seguir. 


O caso narrado no texto exemplifica como a alfabetização e o letramento são processos independentes e dissociáveis: o menino, em função da sua condição socioeconômica, não está exposto a um ambiente familiar letrado, por isso, conforme as concepções que definem alfabetização e letramento, é correto concluir que ele é alfabetizado, mas não possui letramento.

        Uma tarde de inverno, estava eu lá, na rua Barão de Itapetininga, mexendo nas estantes de uma livraria. (Não consigo passar por uma sem entrar pra fuçar no meio dos livros. Desde que eu tinha quatro anos de idade — o que já faz muito tempo — livro para mim é a coisa mais gostosa do mundo. A gente nunca sabe que surpresa vai encontrar entre duas capas.)

         Pois bem, estava eu ali, muito entretida, examinando os livros, quando de repente senti que alguém me puxava pela manga. Olhei para baixo e vi um menino — um garotinho de uns nove ou dez anos, magrelo, sujinho, de roupa esfarrapada e pé no chão. Eu já ia abrindo a bolsa quando o garoto disse: — Escuta, dona... — O quê? — perguntei. — Dona, me compra um livro? — disse ele baixinho, meio com medo. Dizer que fiquei surpresa é pouco. O jeito do menino era de quem precisava de comida, de roupa, isso sim. Duvidei do que ouvira: — Você não prefere algum dinheiro? — perguntei. — Não, dona — disse o garoto, mais animado, olhando-me agora bem nos olhos. — Eu queria um livro. Me compra um livro? Meu coração começou a bater mais forte. — Escolha o livro que você quiser — falei.

         O menino acabou se decidindo por um livro de aventuras, nem me lembro qual. Mas me lembro bem da minha emoção quando lhe entreguei o volume e vi seus olhinhos brilhando ao me dizer um apressado “Obrigado, dona!” antes de sair em disparada, abraçando o livro apertado ao peito.

Tatiana Belinky. Onde já se viu? In: Olhos de ver.
3.ª ed. São Paulo: Moderna, 2004, p. 19-21 (com adaptações).

Considerando o texto apresentado e aspectos relacionados a alfabetização e letramento, julgue o item a seguir. 


O interesse da narradora por livros desde os quatro anos de idade, supondo-se que nessa idade ela ainda não fosse alfabetizada, exemplifica o conceito de letramento que envolve a função social da escrita, no caso, conhecida e manipulada pela criança mesmo sem a capacidade leitora.

No que diz respeito ao currículo nos anos iniciais do ensino fundamental, julgue o item que se segue.


A matriz curricular dos anos iniciais do ensino fundamental é organizada nas áreas de conhecimento de língua portuguesa, matemática e ciências da natureza, apenas.

No que diz respeito ao currículo nos anos iniciais do ensino fundamental, julgue o item que se segue.


O currículo para os anos iniciais do ensino fundamental deve considerar habilidades e competências que desenvolvam o letramento matemático.

        Uma tarde de inverno, estava eu lá, na rua Barão de Itapetininga, mexendo nas estantes de uma livraria. (Não consigo passar por uma sem entrar pra fuçar no meio dos livros. Desde que eu tinha quatro anos de idade — o que já faz muito tempo — livro para mim é a coisa mais gostosa do mundo. A gente nunca sabe que surpresa vai encontrar entre duas capas.)

         Pois bem, estava eu ali, muito entretida, examinando os livros, quando de repente senti que alguém me puxava pela manga. Olhei para baixo e vi um menino — um garotinho de uns nove ou dez anos, magrelo, sujinho, de roupa esfarrapada e pé no chão. Eu já ia abrindo a bolsa quando o garoto disse: — Escuta, dona... — O quê? — perguntei. — Dona, me compra um livro? — disse ele baixinho, meio com medo. Dizer que fiquei surpresa é pouco. O jeito do menino era de quem precisava de comida, de roupa, isso sim. Duvidei do que ouvira: — Você não prefere algum dinheiro? — perguntei. — Não, dona — disse o garoto, mais animado, olhando-me agora bem nos olhos. — Eu queria um livro. Me compra um livro? Meu coração começou a bater mais forte. — Escolha o livro que você quiser — falei.

         O menino acabou se decidindo por um livro de aventuras, nem me lembro qual. Mas me lembro bem da minha emoção quando lhe entreguei o volume e vi seus olhinhos brilhando ao me dizer um apressado “Obrigado, dona!” antes de sair em disparada, abraçando o livro apertado ao peito.

Tatiana Belinky. Onde já se viu? In: Olhos de ver.
3.ª ed. São Paulo: Moderna, 2004, p. 19-21 (com adaptações).

Considerando o texto apresentado e aspectos relacionados a alfabetização e letramento, julgue o item a seguir. 


Uma ação pedagógica importante nas séries iniciais é a apreciação de capas de livro como atividade mobilizadora de interesse para crianças em processo de alfabetização.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis