Questões de Pedagogia da CESPE / CEBRASPE

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia da CESPE / CEBRASPE

#Questão 1093687 - Pedagogia, Legislação da Educação, CESPE / CEBRASPE, 2025, InoversaSul, Professor de Educação Física - Educação Infantil

A presença do professor com formação em educação física na educação infantil pode contribuir significativamente para os processos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças, desenvolvendo um trabalho interdisciplinar e com intencionalidade pedagógica com os outros profissionais dessa etapa da educação básica. Considerando o exposto, julgue o item a seguir a respeito das características da educação infantil e da cultura corporal. 


Na educação infantil, é possível articular a manifestação da cultura corporal “jogos e brincadeiras” aos cinco campos de experiência da educação infantil propostos pela BNCC. 

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do ensino médio para o componente curricular de língua portuguesa, julgue o item subsecutivo.


A BNCC do ensino médio relega o texto literário a um lugar secundário nos processos de ensino de língua portuguesa.  

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do ensino médio para o componente curricular de língua portuguesa, julgue o item subsecutivo.


Ao apresentar o contexto do ensino médio, a BNCC acentua a importância de fenômenos contemporâneos da comunicação digital e seus efeitos sobre o ensino da leitura.  

#Questão 1093821 - Pedagogia, Educação Infantil, CESPE / CEBRASPE, 2025, InoversaSul, Professor de Redação - Ensino Médio

        O ensino e a aprendizagem da leitura e da escrita precisam levar em conta, atualmente, a variedade dos modos de comunicação existentes, o que chamamos de multimodalidade. Nessa nova perspectiva, que se opõe às abordagens educacionais ocidentais mais tradicionais, devem-se considerar os modos de comunicação linguísticos — a escrita e a oralidade —, visuais — imagens, fotografias — ou gestuais — apontar o dedo, balançar a cabeça negativa ou afirmativamente, por exemplo. Essa diversidade de modos de comunicação foi incorporada tanto pelos meios de comunicação mais tradicionais, como livros e jornais, quanto pelos mais modernos, como computadores, celulares, televisão, entre outros. Dessa forma, professores precisam preocupar-se, atualmente, em ensinar não só as habilidades técnicas necessárias para manusear os diferentes meios de comunicação, mas também o metaconhecimento que é necessário para compreender, de maneira integrada e significativa, as diferentes mídias e seu funcionamento. Isso já vem ocorrendo — e deverá ampliar-se cada vez mais — a partir dos anos iniciais de escolarização.

         Os educadores precisam, portanto, levar os alunos a desenvolver o conhecimento e as habilidades necessárias para produzir significados. Assim como as abordagens etnográficas utilizadas para compreender o fenômeno do letramento procuram entender os usos e os significados da leitura e da escrita em determinados contextos sociais, também a nova abordagem da multimodalidade pode contribuir para o entendimento dos contextos de comunicação, focando modos e mídias específicos, em determinados contextos sociais e culturais.

Internet:<ceale.fae.ufmg.br>  (com adaptações).

Considerando o texto apresentado e os conceitos de semiótica, multiletramento e multimodalidade, julgue o item a seguir. 


Aprender a ler, de acordo com o texto, é desenvolver habilidades que propiciem reflexão crítica sobre o ato da leitura e seus contextos.

Nas diretrizes para a organização do trabalho pedagógico do novo ensino médio, identifica-se a necessidade de uma reorganização pedagógica da escola. Acerca dessas diretrizes e da organização semestral do ensino médio em Santa Catarina, julgue o próximo item.


O novo ensino médio propõe o trabalho pedagógico por componentes curriculares, sistematizando as aprendizagens essenciais desenvolvidas por cada disciplina e desenvolvendo as competências e habilidades específicas dessa etapa de ensino.


Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis