Questões de Pedagogia da Banca não informada

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia da Banca não informada

O projeto é uma forma de trabalho em equipe que favorece a articulação entre os diferentes conteúdos da área de Ciências Naturais e desses com os de outras áreas do conhecimento e temas transversais. Estudos de temas polêmicos para a comunidade que envolvem pessoas de fora da comunidade escolar são preferencialmente trabalhados em projetos para ampla avaliação e participação.

Complete as lacunas: Todo projeto é desenhado como uma sequência de etapas que conduzem ao produto desejado, todas elas compartilhadas com os estudantes e seus representantes.

De modo geral, as etapas podem ser:____________; a escolha do ______________ que será alvo de investigação; o estabelecimento do conjunto de conteúdos necessários para que o estudante realize o tratamento do problema colocado; o estabelecimento das intenções educativas, ou ___________que se pretende alcançar no projeto; a seleção de atividades para exploração e ______________ do tema; a previsão de modos de avaliação dos trabalhos e do próprio projeto.

A sequência que completa, respectivamente, as lacunas de acordo com os PCNs de Ciências é:

Além de ser um objeto sociocultural, em que a Matemática está presente, o jogo é uma atividade natural no desenvolvimento dos processos psicológicos básicos; supõe um "fazer sem obrigação externa e imposta", embora demande exigências, normas e controle. No jogo, mediante a articulação entre o conhecido e o imaginado, desenvolve-se o autoconhecimento – até onde se pode chegar – e o conhecimento dos outros – o que se pode esperar e em que circunstâncias. Para crianças pequenas, os jogos são as ações que elas repetem sistematicamente, mas que possuem um sentido funcional (jogos de exercício), isto é, são fonte de significados e, portanto, possibilitam compreensão, geram satisfação, formam hábitos que se estruturam num sistema. Essa repetição funcional também deve estar presente na atividade escolar, pois é importante no sentido de ajudar a criança a perceber regularidades. De acordo com o PCN de Matemática, analise as afirmativas abaixo e assinale (V) para verdadeiro ou (F) para falso:

( ) A participação em jogos de grupo também representa uma conquista cognitiva, emocional, moral e social para a criança e um estímulo para o desenvolvimento do seu raciocínio lógico.

( ) Por meio dos jogos, as crianças não apenas vivenciam situações que se repetem, mas aprendem a lidar com símbolos e a pensar por analogia (jogos simbólicos). Ao criarem essas analogias, tornam-se produtoras de linguagens, criadoras de convenções, capacitando-se para se submeterem a regras e a dar explicações.

( ) Em estágio mais avançado, as crianças aprendem a lidar com situações mais complexas (jogos com regras) e passam a compreender que as regras podem ser combinações arbitrárias. Os jogos com regras têm um aspecto importante, pois neles o fazer e o compreender constituem faces de uma mesma moeda.

( ) A grande contribuição dos jogos é demonstrar como realizar uma intervenção pedagógica que desperta e desafia o raciocínio das crianças.

A sequência correta é

A concepção de avaliação dos Parâmetros Curriculares Nacionais vai além da visão tradicional, que focaliza o controle externo do aluno mediante notas ou conceitos, para ser compreendida como parte integrante e intrínseca ao processo educacional. A avaliação é compreendida como um conjunto de atuações que tem a função de alimentar, sustentar e orientar a intervenção pedagógica. Acontece contínua e sistematicamente por meio da interpretação qualitativa do conhecimento construído pelo aluno.

Analise as afirmações abaixo e assinale (V) para verdadeiro ou (F) para falso:

( ) O acompanhamento e a reorganização do processo de ensino e aprendizagem na escola inclui, necessariamente, uma avaliação inicial, para o planejamento do professor, e uma avaliação ao final de uma etapa de trabalho.

( ) Utilizar a avaliação como instrumento para o desenvolvimento das atividades didáticas requer que ela não seja interpretada como um momento estático, mas antes como um momento de observação de um processo dinâmico e não linear de construção de conhecimento.

( ) É fundamental a utilização de diferentes códigos, como o verbal, o oral, o escrito, o gráfico, o numérico, o pictórico, de forma a se considerar as diferentes aptidões dos alunos.

( ) À escola é socialmente delegada a tarefa de promover o ensino e a aprendizagem de determinados conteúdos e contribuir de maneira efetiva na formação de seus cidadãos; por isso, a escola deve responder à sociedade por essa responsabilidade. Para tal, estabelece uma série de instrumentos para registro e para documentação da avaliação e cria os atestados oficiais de aproveitamento.

A sequência correta é

Problematizando algumas práticas no cotidiano de creches e de escolas infantis, complete as lacunas:

Cabe à creche ou à escola estabelecer um sistema gradativo de _______________________, o ______________ não deve ser entendido sempre da mesma maneira para cada faixa etária. Os momentos de _____________________ podem ser de stress e tortura se não houver uma introdução cautelosa. É interessante aprender a conhecer os diferentes tipos de ________________ para melhor interpretá-lo, pois existem sutis diferenças.

A sequência correta é

Uma criança adentra na despensa de sua casa e pega um biscoito ou dois, e se serve de um torrão de açúcar. Ninguém chama de ladrão ou pune a criança que faz isto. A criança que comete o mesmo ato numa instituição poderá ser punida e ficar marcada em virtude das regras que vigoram ali. Com base nesse relato, analise as afirmativas:

I- Os pais devem estabelecer regras para que as crianças aprendam que sempre devem comunicar (pedir) para que não sofram na escola com as restrições.

II- Pais e educadores deverão ser cautelosos a fim de não se tornarem inquisidores ferozes, exigindo uma confissão, pois poderão levar a criança a mentir.

III- Existem muitos "roubos" que não devem ser classificados como tal. Deve-se, nesses casos, ter compreensão e não comunicar a Direção e os pais.

IV- As consequências negativas de mentiras e de roubos devem ser explicadas com calma e com exemplos práticos.

Estão corretas as afirmativas

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis