Questões de Pedagogia da Banca não informada

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O comportamento bullying pode ser identificado em qualquer faixa etária e nível de escolaridade. Entre 3 e 4 anos de idade, podese perceber um comportamento abusivo, manipulador, dominador e, por outro lado, passivo, submisso e indefeso.

São intervenções de combate ao bullying que podem ser feitas pelo professor, exceto:

Quando nas escolas de hoje, formula-se a pergunta sobre a pertinência de se aplicar uma sanção, conforme o desenvolvimento suposto das capacidades psicológicas do "indisciplinado", está se virando uma página um tanto curiosa na história da educação. Com efeito, há algum tempo, era bastante comum que os educadores aplicassem sanções pedagógicas como, por exemplo, escrever mil vezes: ”não devo conversar" ou ficar em pé horas a fio na frente da sala de aula.

Considere as seguintes afirmações

I- Saímos do sadismo pedagógico ou da pedagogia humilhante, para o reinado da interrogação acerca da pertinência pedagógica de vir a aplicar algum tipo de sanção escolar.

II- No cotidiano escolar, não imperam verdadeiras leis, poder-se -ia dizer que, preferencialmente, imperam regras ou normas morais.

III- Em uma perspectiva genericamente psicológica, a questão da indisciplina estará inevitavelmente associada à ideia de uma carência psíquica do aluno.

IV- Anteriormente, disciplina evocava silenciamento, obediência e resignação.

V- O comportamento indisciplinado não resulta de fatores isolados, mas sim da multiplicidade de influências.

Estão corretas as afirmações

São características da avaliação formativa, Exceto:

Todas as definições conceituais, bem como a estrutura organizacional dos Parâmetros Curriculares Nacionais, foram pautadas nos Objetivos Gerais do Ensino Fundamental que estabelecem as capacidades relativas aos aspectos cognitivo, afetivo, físico, ético e estético de atuação e de inserção social de forma a expressar a formação básica necessária para o exercício da cidadania. Analise as afirmativas abaixo e assinale (V) para verdadeiro ou (F) para falso:

( ) Os documentos das áreas têm uma estrutura comum: iniciam com a exposição da Concepção de Área para todo o ensino fundamental.

( ) Os Objetivos Gerais do Ensino Fundamental e os Objetivos Gerais de Área para o Ensino Fundamental foram formulados de modo a respeitar a diversidade social e cultural e são suficientemente amplos e abrangentes para que possam conter as especificidades locais.

( ) Os PCNs não são regras a respeito do que devem ou não fazer, mas são diretrizes que pretendem auxiliar os professores na reflexão sobre suas práticas e na elaboração do projeto educativo de sua escola.

( ) Os Critérios de Avaliação explicitam as aprendizagens fundamentais a serem realizadas em cada ciclo e se constituem em indicadores para a reorganização do processo de ensino e de aprendizagem. Vale reforçar que tais critérios não devem ser confundidos com critérios de aprovação e de reprovação de alunos.

A sequência correta é

Até a década de 1930 predominava, nas escolas brasileiras, a concepção pedagógica tradicional. São características do ensino nessa concepção:

I- O professor era visto como centro do processo de ensino, dominando os conteúdos fundamentais a serem transmitidos aos alunos.

II- A aula expositiva era considerada como a técnica mais adequada à transmissão de conhecimentos.

III- A importância dada ao papel do professor teve um caráter verbalista, autoritário e inibidor da participação do aluno.

IV- Novas técnicas de ensino foram assimiladas pelos professores, como atividades predominantes em sala de aula.

São verdadeiras as afirmações

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