Questões de Pedagogia da Banca não informada

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia da Banca não informada

A respeito da História da Educação Infantil, os legisladores mineiros, em 1879, aprovaram o Regulamento 84 para atender a determinação da Lei nº 2476. De acordo com a legislação à época, é correto afirmar que

De acordo com os requisitos, estabelecidos pelo projeto de colonização (órfãos e menores eram colocados sob a tutela dos tribunais), regulamentados pelo Decreto de 27 de maio de 1917, NÃO se pode afirmar que

Um ponto importante para o uso de portfólios é a teoria da metacognização que focaliza os aspectos do pensar que contribuem para a formação da consciência e da compreensão pelo aluno de ele ser o próprio regulador e agente do seu próprio pensar"

 São processos metacognitivos, exceto

Pesquisas sobre a didática da Matemática mostram como os alunos pensam e reforçam estratégias de ensino, centradas na resolução de problemas. Algumas ideias sem fundamento que prejudicam o ensino da disciplina são mitos pedagógicos:

I- Só os mais inteligentes aprendem.

II- Meninos têm mais facilidade do que meninas.

III- É preciso dar um modelo.

IV- Jogos e softwares são a solução.

Estão corretas as afirmações

Vigotski (1999) procurava uma abordagem que possibilitasse a descrição e a explicação das funções psicológicas superiores em termos aceitáveis para as ciências naturais. Essa proposta apresentava o homem que se constitui por meio das relações sociais e não como um simples receptor de informações, mas um sujeito participante de sua história que interage com seus pares.

Com base na teoria de Vigotski, assinale (V) para verdadeiro ou (F) para falso:

( ) Os estudos de Vigotski concentram-se, principalmente, na linguagem e no pensamento.

( ) A zona de desenvolvimento proximal é a distância entre o nível de desenvolvimento real, que se costuma determinar através da solução independente de problemas, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado através da solução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros mais capazes.

( ) O nível de desenvolvimento real de uma criança define as funções que ainda não amadureceram, mas que estão em processo de maturação, funções que amadurecerão, mas que estão presentemente em estado embrionário.

( ) O estado de desenvolvimento mental real de uma criança só pode ser determinado se forem revelados os seus dois níveis: o nível de desenvolvimento real e a zona de desenvolvimento potencial.

A sequência correta é

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis