Questões sobre Avaliação Educacional

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Avaliação Educacional

Em suas reflexões sobre feedback, Williams (2005) aborda situações em que a ausência ou o desequilíbrio na oferta de feedback pode gerar problemas de comunicação ou de produtividade entre pessoas. Nesse cenário, o autor considera que a conduta de pedir desculpas é

As técnicas de registro, monitoramento e avaliação de resultados são práticas essenciais para garantir qualidade do processo pedagógico e a adaptação de estratégias durante a execução de um projeto. Considerando o impacto dessas técnicas na aprendizagem, registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:

(__)A avaliação formativa deve ser aplicada ao longo de todo o processo pedagógico, permitindo ajustes contínuos nas práticas de ensino conforme o progresso dos alunos.

(__)O uso de dados qualitativos, como entrevistas e observações, é fundamental para entender as vivências dos alunos e o impacto do projeto, complementando a análise quantitativa.

(__)O monitoramento de resultados pode ser realizado exclusivamente com base em dados quantitativos, pois esses dados são suficientes para avaliar o sucesso de um projeto pedagógico.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 

A Avaliação Dialógica se destaca como uma metodologia amplamente reconhecida no contexto da organização do processo avaliativo no ensino-aprendizagem, especialmente em aulas de Educação Física. Esta abordagem é composta por cinco etapas sequenciais, que devem ser seguidas rigorosamente para garantir sua aplicação adequada. Assinale a alternativa que descreve corretamente todas as etapas da Avaliação Dialógica, respeitando a sequência apropriada de execução:

#Questão 1116184 - Pedagogia, Avaliação Educacional, FUVEST, 2025, USP, Professor de Educação Infantil (PROFEI)

“A avaliação deve assim incidir sobre todo o contexto de aprendizagem: as atividades propostas e o modo como foram realizadas, locais, momentos, materiais, instruções, apoios, modalidades de organização no tempo (sequência didática, ou atividade permanente, ou projeto), e também avaliar a forma como o professor respondeu às manifestações e às interações das crianças, e os agrupamentos que as crianças formaram na execução da atividade.”

OLIVEIRA, Z. R. Educação Infantil: fundamentos e métodos. São Paulo, Cortez, 2002, p. 262.

Com base no excerto apresentado, assinale a alternativa que expressa, corretamente, como a avaliação deve ser compreendida.

#Questão 1116294 - Pedagogia, Avaliação Educacional, IGDRH, 2025, Prefeitura de Itaquaquecetuba - SP, Professor Titular de Ensino Fundamental (PTEF) - Concurso Anulado

Na obra “Avaliação da Aprendizagem Escolar: questões epistemológicas e práticas”, Cipriano Carlos Luckesi apresenta uma análise aprofundada sobre os diferentes usos dos resultados da avaliação da aprendizagem nas escolas, apontando duas formas principais: o uso seletivo e o uso diagnóstico. Considerando as propostas do autor a respeito dessas duas formas, analise as afirmações abaixo.

I. O uso diagnóstico dos resultados da avaliação requer que o educador adote uma postura acolhedora, considerando tanto as potencialidades quanto as dificuldades do estudante, e investindo em ações pedagógicas que promovam o seu crescimento até alcançar padrões de qualidade desejados.
II. O uso seletivo dos resultados da avaliação classifica os estudantes por meio de notas escolares, encerrando o processo de ensino e aprendizagem com caráter definitivo, de forma que as notas não podem ser alteradas mesmo diante de novos desempenhos significativos.
III. A prática de uso diagnóstico dos resultados da avaliação busca identificar as dificuldades e promover intervenções pedagógicas contínuas, enquanto o uso seletivo atribui caráter final à avaliação, negligenciando o potencial de evolução do estudante.
IV. O uso diagnóstico dos resultados da avaliação baseia-se em um processo de avaliação formativa, cujo foco principal está em acompanhar o progresso do estudante e propor estratégias de ensino mais eficazes, sem se limitar à atribuição de notas.

Está(ão) correta(s) a(as) afirmação(ões):

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis