Questões sobre Avaliação Educacional

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Avaliação Educacional

Ao promover as avalições das instituições, de cursos e de desempenho dos estudantes, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) deve assegurar:
I. Avaliação institucional, interna apenas, contemplando a análise global e integrada das dimensões, estruturas, relações, compromisso social, atividades, finalidades e responsabilidades sociais das instituições de educação superior e de seus cursos.
II. O caráter público de todos os procedimentos, dados e resultados dos processos avaliativos.
III. O respeito à identidade e à diversidade de instituições e de cursos.
IV. A participação do corpo discente e docente das instituições de educação superior, e da sociedade civil, por meio de suas representações. O corpo técnico-administrativo não participa deste momento.
Quais estão corretas?

#Questão 943562 - Pedagogia, Avaliação Educacional, IDESG, 2023, Prefeitura de Vila Valério - ES, Professor em função de docência - MAPA ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS (1º ao 5º ano)

A avaliação é um processo complexo, que abrange diferentes aspectos e dimensões da educação escolar, cada qual com suas especificidades: avaliam-se alunos, professores, equipes técnicas, currículos, disciplinas e programas, escolas, redes de ensino de municípios, estados, regiões e países. Diante disso, quando o objetivo da avaliação é: detectar o que foi aprendido pelo aluno para verificar se este poderá continuar o estudo ou se é necessário voltar ao ponto onde foi detectada a defasagem da aprendizagem ajustando os processos de ensino para que todos possam aprender, dandolhes, também, um feedback após cada percurso de aprendizagem, a avaliação é caracterizada como:

Mariana, professora do ensino fundamental, quer medir o desempenho escolar dos alunos ao longo do processo de ensino-aprendizagem, objetivando avaliar a assimilação do conteúdo e as competências e habilidades aprendidas. Esse tipo de avaliação é denominado:

A concepção avaliativa da Escola Municipal Machado de Assis, está baseada na perspectiva classificatória, em que o propósito da avaliação é atribuir ao aluno um conceito de o “melhor” ou o “pior” da turma, tornando a escola em lugar competitivo. Para romper com essa concepção de avaliação e adotar uma perspectiva de avaliação formativa é necessário reconhecer que o(a)
I. feedback para os alunos por meio do diálogo e de comentários é importante. II. professor é o mediador e o estudante o corresponsável por sua aprendizagem. III. aluno precisa memorizar e acumular os conteúdos previamente estabelecidos. IV. dúvida apresenta-se como uma grande possibilidade de crescimento para todos. V. comparação seguida da classificação do aluno é uma norma de excelência.
Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS. 

De acordo com Rocha (2014), no discurso pedagógico a avaliação diagnóstica tem sido também tratada como sinônimo de avaliação ___________. Nessa perspectiva, ela é entendida também como a avaliação que ocorre ao longo dos processos de ensino e aprendizagem, visando a sua ___________. A avaliação diagnóstica é um instrumento da interação pedagógica que tem como foco o ___________da aprendizagem.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis