Questões sobre Aspectos Psicológicos da Educação

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Aspectos Psicológicos da Educação

Considerando os estudos que fundamentaram a Didática na perspectiva psicológica, relacione corretamente os nomes dos teóricos às afirmações correspondentes, numerando a Coluna II de acordo com a Coluna I.
Coluna I 1. Pestalozzi (1746-1827) 2. Locke (1632-1704)  3. Rousseau (1712-1778)  4. Herbart (1776-1841) 
Coluna II ( ) Considerado “o pai da Psicologia”, delimitou a Didática em sua doutrina da educação, diferenciando os termos instrução e ensino.
( ) Defendeu o princípio da não autoridade de uns sobre os outros em situações de aprendizagem, enquanto princípio central do método de ensino.
( ) Acreditava na promoção de uma aprendizagem atraente tendo como base o conhecimento do caráter da criança e as características necessárias a um bom educador.
( ) Apresentou dimensões sociais à problemática educacional. Acreditava que a metodologia da Didática se destinava ao desenvolvimento do aluno. 

A sequência correta, de cima para baixo, é:

#Questão 943917 - Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, FUNDATEC, 2023, Prefeitura de Porto Alegre - RS, Professor Educação Especial - Habilitação Deficiência Mental

Para a construção do PDI, é importante _____________ as necessidades do aluno bem como suas _____________ e _____________.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

#Questão 943946 - Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, UFSC, 2023, UFSC, 2023 - UFSC - Técnico em Assuntos Educacionais

Segundo as teorizações de Jean Piaget sobre o desenvolvimento humano, a evolução da consciência da existência de regras e o uso/respeito a elas está dividido em três etapas. A primeira delas pode ser observada em crianças até 5 ou 6 anos de idade. Qual conceito piagetiano está ligado a essa primeira etapa? 

O conceito de aprendizagem significativa diz respeito à consideração do conhecimento prévio como item a ser valorizado no processo de formação e aquisição de novos conhecimentos. 

Julgue o item subsequente. 



O aprendizado por experiência estabelece uma relação entre causa e consequência e a identificação de mudanças em resposta a estímulos, estabelece insights que formam cadeias de associações e consequentemente resultam no pensamento reflexivo. 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis