Questões de Pedagogia do ano 2003

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Listagem de Questões de Pedagogia do ano 2003

#Questão 173490 - Pedagogia, Geral, FCC, 2003, SEED/SE, Supervisor de Ensino

A implantação da organização em ciclos exige segundo Sandra Zákia debates em torno das concepções e práticas de avaliação nas instituições escolares. No entanto,

#Questão 173493 - Pedagogia, Geral, FCC, 2003, SEED/SE, Supervisor de Ensino

Ao visitar uma escola, na semana do planejamento, você constata a continuidade da campanha de arrecadação de fundos para a Associação de Pais e Mestres, por meio dos vários e novos cartazes afixados nos murais. Analisa o balancete correspondente ao período da campanha e verifica um aumento significativo de contribuições nos últimos quatro meses. Procura o Diretor da Escola, destacando que essa campanha contraria o Decreto Estadual 12.938/78, visto que

#Questão 173495 - Pedagogia, Geral, FCC, 2003, SEED/SE, Supervisor de Ensino

O Plano Escolar orientado pela intenção de assegurar o acesso e a permanência com aprendizagens significativas para todos os alunos, deve privilegiar ações educativas que propiciem possibilidades e oportunidades de

I. classificação dos alunos de acordo com seu desempenho, o que assegura a qualidade do processo e êxito dos resultados.

II. uso das horas de trabalho pedagógico coletivo como recurso que permite o acompanhamento das ações propostas.

 III. interação entre as vivências dos alunos fora da escola e os conteúdos curriculares desenvolvidos em sala de aula e outros espaços da escola.

IV. inserção das novas tecnologias nas práticas cotidianas de sala de aula, para assegurar a transmissão dos conteúdos mínimos.

V. desenvolvimento de procedimentos pedagógicos e uso de recursos didáticos coerentes com objetivos pretendidos.

As afirmativas coerentes com a proposta de Plano Escolar do enunciado são, APENAS,

#Questão 173497 - Pedagogia, Geral, FCC, 2003, SEED/SE, Supervisor de Ensino

O Projeto Pedagógico, se incorporado à prática dos educadores, pode constituir-se em ferramenta a serviço de uma escola aprendente e comprometida com uma educação de qualidade para todos. Nesta perspectiva,

I. é um documento que define as intenções da escola, origem das grandes linhas para o Plano Escolar.

II. é um ordenamento pedagógico, lógico e minucioso, elaborado para assegurar a continuidade do efetivo trabalho escolar.

III. sua construção requer a organização da intencionalidade coletiva dos participantes sobre o que a escola vai fazer e como vai fazer.

IV. é resultante de um conhecimento mínimo das condições existentes e um esforço de previsão das alterações possíveis.

V. é um documento que diz respeito à execução das ações, e que vai se transformando no processo de implementação, após sistemáticas avaliações.

 As afirmativas coerentes com as idéias de Albuquerque, Fonseca e do Jornal da UDEMO/2002, são APENAS

#Questão 173499 - Pedagogia, Geral, FCC, 2003, SEED/SE, Supervisor de Ensino

"Nas Histórias da Educação Infantil Brasileira, pode-se constatar que as creches se caracterizaram pelo atendimento às crianças mais novas e que surgiram como trabalho beneficente para o atendimento às populações de mais baixa renda (...) Já os jardins da infância e as pré-escolas voltaramse para a faixa dos três ou quatro a seis anos e vincularam-se aos órgãos ou sistemas educacionais. No entanto, o fato de uma vincular-se a órgãos assistenciais e as outras duas vincularem-se à educação não implica afirmar que a primeira seria 'assistencial/assistencialista' e as demais educacionais."

Moysés Kuhlmann Jr. afirma que todas as instituições de educação infantil sempre tiveram (e têm) um projeto educacional e que a distinção que se pode fazer é entre

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