Questões de Nutrição da Instituto Consulplan

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Nutrição da Instituto Consulplan

#Questão 1129579 - Nutrição, Dietoterapia, Instituto Consulplan, 2025, TJ/RO, Analista Judiciário - Nutricionista

Segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia, no Brasil, cerca de 1,4 a 1,8 milhão de pessoas apresentam Doença Renal Crônica (DRC); 70 mil estão em diálise (90% em hemodiálise e 10% em diálise peritoneal); e 25 mil são transplantados renais. Por ano, 3 mil pacientes são submetidos ao transplante renal, enquanto 33 mil esperam na fila por um enxerto. Sobre as alterações fisiológicas na fase de pós-transplante renal, analise as afirmativas a seguir.


I. A perda óssea é uma complicação importante em pacientes transplantados, sendo atribuída a vários fatores, como hiperparatireoidismo, acidose e glicocorticoides. A osteoporose induzida pelos glicocorticoides ocorre após o início da terapia, e grande parte da perda de massa óssea se dá nos primeiros meses após o transplante, quando as doses de glicocorticoides são altas.


II. A obesidade é extremamente frequente em pacientes transplantados renais e seu aparecimento é atribuído a diversos fatores, como maior liberdade na escolha de alimentos e aumento do apetite e, consequentemente, da ingestão calórica provocada pelo uso de corticoides. A síndrome metabólica está diretamente relacionada à diminuição da sobrevida do enxerto.


III. O hiperparatireoidismo terciário pode persistir após o transplante e levar à hipofosfatemia e hipocalcemia, comuns nas primeiras semanas após o transplante; isso ocorre devido à perda tubular renal de minerais causada pelos glicocorticoides.


Está correto o que se afirma em 

#Questão 1129582 - Nutrição, Dietoterapia, Instituto Consulplan, 2025, TJ/RO, Analista Judiciário - Nutricionista

A obesidade entre crianças e adolescentes é o resultado de uma série complexa de fatores genéticos, individuais/comportamentais e ambientais que atuam em múltiplos contextos – familiar, comunitário, escolar, social e político. Por ser multifatorial, trata-se de uma condição de difícil compreensão e desafiadora para intervenção, pois exige ações integradas em diversos setores, além da saúde. Intervenções realizadas no âmbito da Atenção Primária à Saúde (APS) permitem integrar diferentes serviços de saúde para prevenção, cuidado e tratamento da obesidade infantil junto à comunidade local. São consideradas estratégias para prevenção e atenção à obesidade infantil na APS, EXCETO:

No que diz respeito à preparação higiênica dos alimentos, a Organização Mundial de Saúde (OMS) enumera diferentes itens considerados fundamentais para proteção e preservação dos produtos alimentícios, denominando-os regras de ouro. São consideradas regras de ouro, EXCETO:

A Educação Alimentar e Nutricional (EAN) é um campo de conhecimento e prática contínua e permanente, transdisciplinar, intersetorial e multiprofissional que visa promover a prática autônoma e voluntária de hábitos alimentares saudáveis. Lançado em 2012, o Marco de Referência de Educação Alimentar e Nutricional para as Políticas Públicas tem o objetivo de criar um campo comum de reflexão e orientação da prática, dentro do conjunto de iniciativas de EAN. A ideia é que tenham origem, principalmente, na ação pública, contemplando os diversos setores vinculados ao processo de produção, distribuição, abastecimento e consumo de alimentos. O Marco Referencial define os seguintes princípios para nortear as práticas de EAN, EXCETO:

As hortaliças, após a colheita, são muito suscetíveis a alterações indesejáveis que podem ser prevenidas por alguns procedimentos, como congelamento, branqueamento, desidratação e enlatamento. Sobre esses procedimentos, analise as afirmativas a seguir.


I. O branqueamento é um processo que sucede o congelamento, com a finalidade de destruir, pelo calor, seguido de resfriamento em água, todos os sistemas enzimáticos das hortaliças.


II. O congelamento consiste na retirada de calor das hortaliças, com a finalidade de impedir ou reduzir a ação destrutiva dos micro-organismos.


III. O enlatamento, técnica de industrialização dos alimentos, foi desenvolvido apenas para conferir praticidade no consumo. IV.A desidratação de hortaliças permite reduzir o volume de produtos na estocagem de alimentos e pode ser utilizada em produtos industrializados, como sopas e purês.


Está correto o que se afirma apenas em

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis