Listagem de Questões sobre Geral
Todos os fatores abaixo estão envolvidos na etiologia da obesidade, EXCETO:
hiperatividade da glândula supra-renal;
hipotireoidismo grave;
hipogonadismo;
hipopituitarismo;
lesão hipotalâmica causada por tumor.
A síndrome do intestino curto consiste em um conjunto de sinais e sintomas usados para descrever as conseqüências nutricionais e metabólicas de grandes ressecções do intestino delgado. As causas mais comuns da síndrome do intestino curto são:
doença de Crohn, doença vascular mesentérica e malignidade;
retocolite ulcerativa, esofagite e malignidade;
úlcera péptica, doença vascular mesentérica e esofagite;
doença de Crohn, insuficiência hepática e retocolite ulcerativa;
insuficiência hepática, esofagite e malignidade.
A importância do leite humano como protetor contra determinadas doenças é reconhecida há muitos anos, sendo sua atividade antimicrobiana distribuída entre os componentes celulares e humorais. É um componente humoral do leite humano que age contra invasão bacteriana da mucosa e/ou colonização do intestino:
linfócitos T;
linfócitos B;
macrófagos;
leucócitos polimorfonucleares;
imunoglobulinas.
Uma vez que os conhecimentos científicos sobre dieta e saúde vêm crescendo, a tecnologia tem facilitado a mensuração de pequenas mudanças na adaptação individual do consumo de vários níveis de nutrientes. Atualmente, a ingestão dietética de referência (DRI) engloba quatro tipos de recomendações nutricionais, dentre os quais a EAR (necessidade média estimada), que é definida como:
recomendação de um nutriente baseada em observação ou determinada experimentalmente, quando evidência científica suficiente não está disponível para calcular uma RDA;
quantidade de ingestão de um nutriente pela qual cerca da metade dos indivíduos podem ter suas necessidades atendidas;
nível máximo de ingestão diária de um nutriente que causará efeitos adversos a quase todos os indivíduos da população que consuma aquela quantidade;
quantidade de nutriente necessária para atender às necessidades de quase toda a população sadia de indivíduos (97-98%);
medida resumida da qualidade global da dieta, designada para avaliar o acesso e monitorar a condição dietética de indivíduos sadios.
Um dos primeiros sinais da deficiência de vitamina A é a visão prejudicada pela perda de pigmentos visuais, que se caracteriza clinicamente como:
xeroftalmia;
nictalopia;
frinodermia;
calcinose;
hipoprotombinemia.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}