Questões de Medicina da IBFC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Medicina da IBFC

#Questão 1036592 - Medicina, Gastroenterologia, IBFC, 2022, SES-DF, Médico Gastroenterologista

A diarreia crônica é um sintoma comum e o correto diagnóstico da doença de base é um desafio diagnostico. Analise as afirmativas abaixo.


I. A abordagem do paciente deve diferenciar a diarreia orgânica da diarreia funcional. 

II. Pacientes com sangramento nas fezes, diarreia noturna e sinais de comprometimento sistêmico devem ser investigados a fim de se descartar doença orgânica. 

III. Colonoscopia com biopsias é indicada nos pacientes que apresentam diarreia orgânica.

IV. Doença celíaca deve ser considerada somente quando houver associação com desnutrição, perda ponderal, edema e elevação de transaminases.


Estão corretas as afirmativas:

#Questão 1036593 - Medicina, Gastroenterologia, IBFC, 2022, SES-DF, Médico Gastroenterologista

Mulher de 48 anos, com diagnóstico de esclerodermia, apresenta queixa de engasgos eventualmente com alimentos secos e regurgitação ácida frequente há 1 ano. Nega tosse, globus, perda ponderal, odinofagia, rouquidão e pirose. Foi solicitado endoscopia digestiva alta, que identificou esofagite erosiva grau B de Los Angeles. Após o resultado deste exame foi iniciado inibidor de bomba de prótons (IBP) em dose dobrada por 40 dias, todavia não houve melhora dos sintomas. Em relação à melhor conduta na condução do caso, assinale a alternativa correta.  

#Questão 1036594 - Medicina, Gastroenterologia, IBFC, 2022, SES-DF, Médico Gastroenterologista

Paciente de 53 anos, portadora de cirrose hepática, foi encaminhada ao pronto socorro por hematêmese. Negou episódios de sangramento previamente. Sobre a abordagem inicial, assinale a alternativa correta. 

#Questão 1036595 - Medicina, Gastroenterologia, IBFC, 2022, SES-DF, Médico Gastroenterologista

A pancreatite aguda é uma das principais causas de internação em enfermaria de Gastroenterologia. Assinale a alternativa que apresente apenas indicadores de prognóstico na pancreatite aguda. 

#Questão 1036596 - Medicina, Gastroenterologia, IBFC, 2022, SES-DF, Médico Gastroenterologista

A colecistite calculosa aguda é uma doença biliar comum, muito frequentemente encontrada no departamento de emergência e seu diagnóstico continua sendo um desafiador em alguns casos. A evidência de vesícula biliar inflamada contendo cálculos é o pilar de um diagnóstico apropriado. Sobre o diagnóstico de colecistite calculosa aguda, assinale a alternativa correta.  

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis