Questões de Medicina da IBFC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Medicina da IBFC

#Questão 1036564 - Medicina, Gastroenterologia, IBFC, 2022, SES-DF, Médico Gastroenterologista

Diarreia aguda infecciosa é a principal causa de visitas ambulatoriais e perda de qualidade de vida, que ocorre tanto em ambiente doméstico, quanto entre os viajantes. Ela pode ser definida como o aumento da frequência evacuatória associada à redução da consistência das fezes, com duração inferior a 14 dias. Sobre a diarreia aguda, assinale a alternativa correta. 

#Questão 1036565 - Medicina, Gastroenterologia, IBFC, 2022, SES-DF, Médico Gastroenterologista

O esôfago de Barrett é uma lesão pré-maligna associada à doença do refluxo gastroesofágico. Por este motivo, alguns países realizam rastreamento e vigilância desta condição. Sobre esta doença esofágica, assinale a alternativa incorreta

#Questão 1036567 - Medicina, Gastroenterologia, IBFC, 2022, SES-DF, Médico Gastroenterologista

Sobre o tratamento endoscópico na hemorragia digestiva baixa, analise as afirmativas abaixo.
I. Terapêutica endoscópica deve ser realizada apenas nas lesões de cólon com sangramento ativo.
II. A injetoterapia com solução de epinefrina (1:10.000, diluída com soro fisiológico) pode ser usada para controle inicial de sangramento ativo e melhorar a visibilização da lesão ao exame endoscópico, porém deve-se usar uma segunda modalidade hemostática (mecânica ou térmica) para atingir hemostasia definitiva.
III. Caso haja recorrência do sangramento após a terapia endoscópica de lesões no cólon, não há benefício em repetir a colonoscopia para uma nova abordagem terapêutica.
IV. Avaliação do cirurgião geral ou gastrocirurgião deve ser solicitada para pacientes com características clínicas de alto risco e recorrência ou manutenção do sangramento baixo. A cirurgia pode ser indicada após falha de terapêutica endoscópica e tentativa de outras intervenções menos invasivas.
Estão corretas as afirmativas: 

#Questão 1036566 - Medicina, Gastroenterologia, IBFC, 2022, SES-DF, Médico Gastroenterologista

Paciente masculino, 68 anos, hipertenso e diabético, dá entrada na sala de emergência, levado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) por síncope em casa. Refere estar apresentando sangramento vivo nas fezes, em pequena quantidade há cerca de 2 semanas, acreditando ser devido a hemorroidas. Porém houve intensificação do sangramento há 2 dias, em moderada a grande quantidade, associada a fortes cólicas intestinais em hemiabdome esquerdo. Socorrista refere escala de coma de Glasgow 15, pressão arterial 100 x 55mmHg (milímetros de mercúrio), frequência cardíaca 115 bpm (batimentos por minuto) e saturação de oxigênio de 93% em ar ambiente. Eletrocardiograma com ritmo sinusal. Exame abdominal com dor à palpação profunda difusa, mais intensa à esquerda. Houve necessidade de trocar a fralda do paciente logo após admissão devido à grande quantidade de sangue vivo.  Sobre este caso clínico, analise as afirmativas abaixo e dê valores de Verdadeiro (V) ou Falso (F).   
(  ) Este paciente deve prioritariamente receber medidas para estabilização hemodinâmica e clínica, com ressuscitação volêmica e transfusão sanguínea se necessário, para realizar a intervenção endoscópica com segurança.
(  ) Devido à hematoquezia associada à instabilidade hemodinâmica, está indicada a realização de endoscopia digestiva alta (EDA) antes da colonoscopia, para primeiro descartar hemorragia digestiva alta (HDA).
(  ) Após a EDA ter descartado HDA, deve-se realizar a colonoscopia de urgência dentro de 24 horas, mesmo que o preparo de cólon não tenha sido muito efetivo, a fim de logo definir a etiologia do sangramento e tomar medidas terapêuticas cabíveis.
(  ) Este caso é altamente sugestivo de hemorragia digestiva baixa por doença diverticular dos cólons, cujo sangramento é sempre autolimitado, não sendo necessária terapêutica endoscópica. 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo. 

#Questão 1036568 - Medicina, Gastroenterologia, IBFC, 2022, SES-DF, Médico Gastroenterologista

A gastrite associada ao Helicobacter pylori é uma doença infecciosa crônica e deve ser tratada, especialmente se houver sintomas ou complicações. Em relação aos testes diagnósticos para esta infecção e considerando o IV Consenso Brasileiro sobre o Helicobacter pylori, assinale a alternativa incorreta.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis