Questões de Medicina da IBFC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Medicina da IBFC

#Questão 1036569 - Medicina, Gastroenterologia, IBFC, 2022, SES-DF, Médico Gastroenterologista

A infecção por Helicobacter pylori é muito comum e associada a patologias importantes, como dispepsia, anemia ferropriva de etiologia desconhecida e até neoplasias. Sua taxa de resistência a antibióticos vem aumentando na maior parte do mundo e dificultando sua erradicação. 
Sobre o tratamento medicamentoso para a infecção por Helicobacter pylori, analise as afirmativas abaixo.
I. Para atingir altas taxas de erradicação de Helicobacter pylori, não é necessário que a duração do tratamento seja de 14 dias, especialmente com a terapia tripla de primeira linha (inibidor de bomba de prótons 2 vezes ao dia, amoxicilina 1000 mg 2 vezes ao dia e claritromicina 500 mg 2 vezes ao dia). 
II. No Brasil, o uso de claritromicina e fluoroquinolonas ainda é recomendado para o tratamento de Helicobacter pylori, embora as taxas de resistência a estes antibióticos estarem em ascensão. 
III. Após 3 falhas terapêuticas, o tratamento deve ser restrito a casos especiais e guiado por testes de susceptibilidade antimicrobiana.
IV. Atualmente não há indicação de associar inibidor de bomba de prótons aos antibióticos no tratamento do Helicobacter pylori.
Estão corretas as afirmativas: 

#Questão 1036570 - Medicina, Gastroenterologia, IBFC, 2022, SES-DF, Médico Gastroenterologista

Sobre o caso clínico, em relação aos aspectos nutricionais na pancreatite aguda, analise as afirmativas abaixo.
(  ) O paciente deve permanecer em jejum até a queda dos níveis séricos de amilase e lipase.
(  ) De acordo com o guideline mais recente da American Gastroenterological Association (2018) sobre o manejo inicial da pancreatite aguda, recomenda-se nutrição parenteral aos pacientes com impossibilidade de aceitar dieta via oral.
(  ) Assim que houver um bom controle álgico e emético, deve-se programar a introdução precoce de alimentação, conforme aceitação do paciente.
(  ) Nos casos graves e que requerem nutrição enteral, é fortemente recomendado o uso de uma sonda posicionada no jejuno ao invés do estômago.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo. 

#Questão 1036571 - Medicina, Gastroenterologia, IBFC, 2022, SES-DF, Médico Gastroenterologista


Analise o caso clínico abaixo para responder a questão.  


          Paciente masculino, de 50 anos de idade, referindo apenas etilismo crônico como comorbidade, dá entrada ao pronto socorro apresentando dor intensa em andar superior do abdômen há 2 dias, associado a vômitos e não está conseguindo se alimentar. Refere que a dor e os vômitos se intensificam após tentar ingerir alimentos. Relata libação alcóolica em um churrasco no dia antecedente ao início dos sintomas. Ao exame físico, frequência cardíaca de 120 bpm (batimentos por minuto), pressão arterial de 90 x 60 mmHg (milímetros de mercúrio), sendo o basal de 120 x 80 mm Hg, dor à palpação profunda difusa do abdômen, descompressão brusca negativa. Exames bioquímicos da admissão mostraram amilase e lipase acima de 3 vezes o valor superior da normalidade, elevação discreta de transaminases, com valores menores que 100 U/L (unidades por litro), proteína C reativa (PCR) elevada, hemoglobina de 13 g/dl (gramas por decilitro), hematócrito 48%, leucócitos em torno de 16.000 / mm3 (milímetro cúbico) sem desvio à esquerda, coagulograma normal, creatinina sérica de 1,3 mg/dl (miligramas por decilitro) e ureia sérica de 70 mg/dl. 


Em relação ao manejo inicial da pancreatite aguda, assinale a alternativa incorreta

#Questão 1036572 - Medicina, Gastroenterologia, IBFC, 2022, SES-DF, Médico Gastroenterologista

Mulher de 24 anos ingeriu grande quantidade de soda cáustica, intencionalmente, após discussão com familiares. A endoscopia identificou algumas ulcerações profundas no esôfago, sem necrose. Sobre este caso, assinale a alternativa correta. 

#Questão 1036573 - Medicina, Gastroenterologia, IBFC, 2022, SES-DF, Médico Gastroenterologista

Homem de 79 anos foi submetido à colonoscopia por queixas de emagrecimento importante e hematoquezia recorrente. Foi detectada uma lesão vegetante, ulcerada e infiltrativa em sigmoide. A biópsia durante o exame confirmou o diagnóstico de adenocarcinoma. Após 2 semanas evoluiu com vômitos, distensão e dor abdominal difusa. Sobre o uso de próteses metálicas de cólon, assinale a alternativa incorreta

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis