A infecção por Helicobacter pylori é muito comum e assoc

#Questão 1036569 - Medicina, Gastroenterologia, IBFC, 2022, SES-DF, Médico Gastroenterologista

A infecção por Helicobacter pylori é muito comum e associada a patologias importantes, como dispepsia, anemia ferropriva de etiologia desconhecida e até neoplasias. Sua taxa de resistência a antibióticos vem aumentando na maior parte do mundo e dificultando sua erradicação. 
Sobre o tratamento medicamentoso para a infecção por Helicobacter pylori, analise as afirmativas abaixo.
I. Para atingir altas taxas de erradicação de Helicobacter pylori, não é necessário que a duração do tratamento seja de 14 dias, especialmente com a terapia tripla de primeira linha (inibidor de bomba de prótons 2 vezes ao dia, amoxicilina 1000 mg 2 vezes ao dia e claritromicina 500 mg 2 vezes ao dia). 
II. No Brasil, o uso de claritromicina e fluoroquinolonas ainda é recomendado para o tratamento de Helicobacter pylori, embora as taxas de resistência a estes antibióticos estarem em ascensão. 
III. Após 3 falhas terapêuticas, o tratamento deve ser restrito a casos especiais e guiado por testes de susceptibilidade antimicrobiana.
IV. Atualmente não há indicação de associar inibidor de bomba de prótons aos antibióticos no tratamento do Helicobacter pylori.
Estão corretas as afirmativas: 

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis