Questões sobre Neurologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Neurologia

#Questão 1128123 - Medicina, Neurologia, CEFET-MG, 2025, CEFET-MG, Medicina/Área Psiquiatra

Paciente do sexo feminino, 34 anos, apresenta-se à emergência psiquiátrica manifestando estado misto caracterizado por disforia proeminente, aceleração dos pensamentos e da fala, agitação psicomotora e ideação suicida estruturada. Young Mania Rating Scale (YMRS) = 22/60; Montgomery-Åsberg Depression Rating Scale (MADRS) = 32/60. História pregressa evidencia diagnóstico estabelecido de transtorno bipolar tipo I, com múltiplos episódios prévios e baixa adesão terapêutica. Níveis séricos de lítio indetectáveis.
Considerando esse quadro clínico, a neurobiologia dos estados mistos, a farmacodinâmica dos estabilizadores do humor e as diretrizes contemporâneas de manejo agudo do transtorno bipolar, a estratégia terapêutica farmacológica mais apropriada é:

#Questão 1129545 - Medicina, Neurologia, Instituto Consulplan, 2025, TJ/RO, Analista Judiciário - Médico Clínico Geral

Homem, 34 anos, apresenta quadro de cefaleia localizada em região supraorbital temporal e esquerda, de forte intensidade, associada à hiperemia conjuntival ipsilateral. Refere já ter tido episódio prévio em mesmo lado da face há cerca de um ano. Considerando a principal hipótese diagnóstica, afirma-se, EXCETO:

Uma mulher de 82 anos apresenta-se à emergência com início agudo de fraqueza no braço e na perna do lado direito há 1 hora antes da chegada. Você suspeita de AVC e imediatamente solicita uma Tomografia Computadorizada (TC) de crânio sem contraste. A TC de crânio não apresenta alterações. Qual das seguintes conclusões é a mais apropriada, com base neste resultado?

Paciente de 65 anos, com histórico de hipertensão arterial, é admitido no pronto- socorro com hemiparesia à direita e afasia, com início há 5 horas. A tomografia de crânio não mostra hemorragia, e uma angiotomografia confirma oclusão da artéria carótida interna. Qual é a conduta inicial mais adequada? 

Profissional de informática, 32 anos, diagnosticado com TDAH desde os 15 anos, que iniciou recentemente tratamento com atomoxetina e busca avaliação ocupacional para adequação de seu perfil profissiográfico, analise a abordagem mais adequada considerando a interface entre tratamento farmacológico e demandas laborais:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis