Questões sobre Neurologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Neurologia

Paciente do sexo masculino, 45 anos, procura atendimento devido à dificuldade para executar tarefas manuais e quedas há 2 anos. Tem história familiar de quadro semelhante: seu pai e sua avó paterna apresentaram alterações motoras progressivas, que os levaram a perder a deambulação. Ao exame, o paciente apresenta ataxia global. A ressonância magnética de crânio mostra atrofia cerebelar. A principal hipótese diagnostica é: 

Na avaliação de um paciente de 70 anos com alteração cognitiva, foi feita a hipótese de doença de Alzheimer em estágio inicial e optado pela coleta de biomarcadores da doença no liquor. O seguinte resultado é sugestivo da doença: 

Paciente do sexo masculino, 65 anos, com fraqueza à esquerda, de início súbito, há 1 hora da admissão. Tem antecedente de HAS e dislipidemia. Negou cirurgias recentes. Ao exame, apresentava disartria, hemiparesia à esquerda e heminegligência à esquerda. A pressão arterial é de 160/90. Realizou TC de crânio e glicemia, que foram normais. A angio-TC não demonstrou oclusão vascular. A conduta mais adequada neste momento é:

Paciente do sexo feminino, 30 anos, com queixa de visão dupla há 2 meses. O sintoma é intermitente e piora ao longo do dia. Ao exame, apresenta semiptose bilateral assimétrica, com presença do sinal da cortina e do sinal de Cogan. A fisiopatologia da fraqueza, neste caso, tem topografia

#Questão 1128121 - Medicina, Neurologia, CEFET-MG, 2025, CEFET-MG, Medicina/Área Psiquiatra

Paciente feminina, 42 anos, apresenta quadro depressivo com resistência a três ensaios terapêuticos adequados com antidepressivos de diferentes classes farmacológicas (venlafaxina 225mg/dia por 12 semanas; escitalopram 20mg/dia por 16 semanas; imipramina 250mg/dia por 12 semanas). Montgomery-Åsberg Depression Rating Scale (MADRS) = 35/60. Maudsley Staging Method for Treatment Resistant Depression indica resistência moderada-grave.
Considerando os mecanismos neurobiológicos da depressão resistente e as evidências meta-analíticas contemporâneas sobre intervenções terapêuticas, a abordagem mais adequada para essa paciente é

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis