Questões sobre Neurologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Neurologia

O astrocitoma subependimário de células gigantes corresponde à neoplasia mais frequente do sistema nervoso central em pacientes portadores de esclerose tuberosa e pode apresentar imunoexpressão positiva para: 
I. GFAP. II. S100. III. NFP (proteína do neurofilamento). IV. TTF-1.
Quais estão corretas?

Paciente feminino, 54 anos, apresenta lesão tumoral encefálica extra-axial e circunscrita junto à asa do osso esfenoide. Assinale a alternativa que contém um meningioma de grau histológico 3 segundo a Organização Mundial da Saúde.

A toxoplasmose cerebral é uma situação que comumente afeta pacientes com imunossupressão. Sobre a toxoplasmose, pode-se afirmar que:
I. A primeira infecção de toxoplasmose durante a gestação pode ocasionar microcefalia no feto. II. As lesões cerebrais da toxoplasmose em geral são pequenas e sem área de edema, não impregnando com contraste nos exames de neuroimagem, sendo semelhantes à microangiopatia. III. O uso de sulfadiazina associado à piremetamina e ácido folínico é uma possibilidade de tratamento.
Quais estão corretas?

Paciente de 67 anos vem à consulta neurológica devido a quadro de alteração de memória rapidamente progressivo com início há quatro meses. Familiares relatam piora do nível de consciência no último mês, período em que também surgiram contrações musculares. Ao examinar o paciente, percebe-se que ele está sonolento e há presença de mioclonias (precipitadas por estímulo luminoso ou sonoro). Exames laboratoriais sem particularidades. Estudo de ressonância magnética revelou áreas de hipersinal em T2, FLAIR e DWI em regiões temporais e frontais bilateralmente. A principal hipótese diagnóstica para esse caso é:

A Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) é uma doença extremamente temida, que se caracteriza pela presença de sinais de acometimento de primeiro e segundo neurônio motor ao mesmo tempo. Sobre a ELA, pode-se afirmar que:
I. É fundamental o acompanhamento multidisciplinar de pacientes com ELA. II. A presença de acometimento precoce da musculatura de inervação bulbar (como fasciculações na língua) é um marcador de bom prognóstico. III. Os exames de neurocondução podem auxiliar na confirmação do diagnóstico.
Quais estão corretas?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis