Questões sobre Neurologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Neurologia

Homem de 38 anos é atendido com o relato de dor ao redor do ouvido esquerdo, que é rapidamente seguida por fraqueza desse lado do rosto. Ao exame físico: pupilas isocóricas e fotorreagentes; motricidade ocular extrínseca normal; desvio de rima bucal para direita; há paralisia de músculos nas partes superior e inferior do lado esquerdo da face, mas a sensibilidade está intacta.
Considerando a principal hipótese diagnóstica, constitui a complicação mais comum nessa circunstância:

#Questão 1123733 - Medicina, Neurologia, VUNESP, 2025, UNESP, Médico (Área de atuação: Toxicologia)

Homem de 48 anos, com histórico de cirurgia de bypass gástrico, evolui com dormência nas pernas nos últimos 2 meses. Há três semanas, ele começou a ter quedas e foi ao pronto-socorro, porque não conseguia mais urinar sozinho. O exame neurológico mostra perda proeminente de sensibilidade à vibração e propriocepção nas extremidades inferiores, juntamente com fraqueza leve nas pernas; a força e sensibilidade nos braços são normais; os reflexos rápidos nos joelhos são mantidos, mas nos tornozelos estão ausentes.


Segundo o exposto, o diagnóstico provável é

#Questão 1124017 - Medicina, Neurologia, UPENE, 2025, SES-PE, Residência Médica - Clínica Médica

Mulher de 78 anos, com 10 anos de escolaridade, apresenta perda progressiva de memória nos últimos 3 anos. Os familiares relatam que, inicialmente, ela teve dificuldade de lembrar compromissos e eventos recentes e atualmente tem dificuldade para recordar nomes de pessoas próximas e acontecimentos do dia a dia. Observa-se também dificuldade em realizar tarefas complexas, como gerenciar finanças e organizar a rotina doméstica, apesar de manter habilidades para atividades de vida diária. Durante a consulta, a paciente demonstrou confusão quanto a datas e eventos recentes, embora recorde informações remotas com relativa clareza. O Mini Exame do Estado Mental (MEEM) resultou em 20 pontos, sugerindo comprometimento cognitivo significativo.
Qual o diagnóstico mais provável?

#Questão 1124019 - Medicina, Neurologia, UPENE, 2025, SES-PE, Residência Médica - Clínica Médica

Uma mulher de 25 anos apresenta cefaleia intensa, pulsátil, localizada em região frontal e temporal, associada a náuseas e vômitos há 24 horas. Relata piora com luz, ruídos e esforço físico, além de dificuldade para dormir devido à dor. Refere que, algumas horas antes do início da cefaleia, percebeu visão turva e pontos brilhantes no campo visual. Não tem febre, rigidez de nuca ou sinais neurológicos focais. Já teve episódios semelhantes no passado que melhoraram com repouso.
Qual é o diagnóstico mais provável?

#Questão 1124079 - Medicina, Neurologia, UPENE, 2025, SES-PE, Residência Médica - Neurologia Pediátrica

Homem, 56 anos, previamente diabético em uso de insulina e obeso, refere rigoroso controle dietético e atividade física, evoluindo com significativa perda de peso e manutenção de controle glicêmico discretamente alterado e hemoglobina glicada em torno de 7%. Procura o médico assistente referindo que há alguns meses sentiu intenso desconforto no quadril com sensação dolorosa em coxas por alguns dias, seguido por dificuldade progressiva para levantar-se e andar. Refere parestesias muito leves nos pés há vários anos, com estudo de nervos periféricos indicando polineuropatia distal sensitivo-motora incipiente, mas que referiu estar melhorando com perda de peso. Qual das seguintes afirmativas é a CORRETA?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis