Questões sobre Neurologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Neurologia

Paciente apresenta hemiparesia, alteração da sensibilidade, comprometimento do campo visual e do olhar conjugado (todos à direita), afasia, disartria e comprometimento da capacidade de ler e calcular.
Esse quadro clínico sugere infarto cerebral localizado no

#Questão 932809 - Medicina, Neurologia, UFU-MG, 2023, UFU-MG, 2023 - UFU-MG - Médico/Geriatra

A hipodermóclise é uma via de administração de medicações muito útil em pacientes idosos oncológicos em cuidados paliativos. Todas as medicações abaixo podem ser administradas por via subcutânea de forma segura, EXCETO:

#Questão 933051 - Medicina, Neurologia, FGV, 2023, MPE-SP, Analista de Promotoria - Médico Clínico

Paciente é admitido em uma unidade de pronto atendimento por quadro de cefaleia do tipo migrânea de evolução há 12 horas, de leve intensidade [Escala visual analógica (EVA) – 3/10].
De acordo com o protocolo para diagnóstico e manejo das cefaleias nas unidades de urgência do Brasil (2018), assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa. 
( ) Medidas de suporte como repouso em ambiente tranquilo, prescrição de antiemético e/ou hidratação conforme achados clínicos são medidas sempre indicadas. ( ) Anti-inflamatório não hormonal e derivados opioides são as opções farmacológicas de primeira linha nos quadros leves. ( ) Sumatriptano é a opção farmacológica reservada exclusivamente para os casos de dor de forte intensidade (EVA > 7/10)
As afirmativas são, respectivamente

#Questão 933052 - Medicina, Neurologia, FGV, 2023, MPE-SP, Analista de Promotoria - Médico Clínico

No Brasil, a prevalência anual da migrânea é da ordem de 16% - com pico de prevalência entre 30 e 50 anos. A migrânea crônica é definida como o aumento da frequência das crises até tornaremse diárias ou quase diárias (mais de 15 dias por mês com dor por mais de 3 meses). 
Avalie se os fatores de risco para migrânea crônica incluem:
I. fatores emocionais, estresse; II. abuso de analgésicos; III. doenças psiquiátricas.
Está correto o que se afirma em

Manifestações clínicas complementares variam com a gravidade da lesão, tipicamente avaliada pela escala de coma de Glasgow, que mede a capacidade de uma pessoa em abrir os olhos e responder a perguntas ou comandos para se movimentar (GOLDMAN & SCHAFER, 2022). Supondo o cálculo do escore das capacidades, assinale a alternativa CORRETA que corresponde ao somatório que indica lesão cerebral grave.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis