Questões sobre Genética

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Genética

Com referência à genética clínica, julgue os itens que se seguem.

A herança dos genes mitocondriais segue uma linha estritamente materna. A mitocôndria é transmitida entre gerações apenas pelos óvulos maternos, onde se encontram em grande abundância. As mitocôndrias presentes nos espermatozóides estão concentradas nas suas caudas e não contribuem para o patrimônio do zigoto após a fertilização. Esse mecanismo faz que as doenças por mutação do DNA mitocondrial se assemelhem, em todos os níveis, com a herança autossômica dominante ou dominante ligada ao cromossomo X.

Com referência à genética clínica, julgue os itens que se seguem.

Dismorfologia corresponde ao estudo das anomalias congênitas humanas originadas antes do nascimento, que podem ser classificadas como síndromes mendelianas, cromossômicas, de microdeleções e teratogênicas e ser identificadas por alguma alteração no cariótipo.

No que se refere à citogenética humana, julgue os itens subseqüentes.

Várias síndromes dismórficas estão associadas a microdeleções cromossômicas que podem atingir apenas um gene ou ser maiores, envolvendo vários genes e, assim, serem visíveis ao microscópio. Muitas dessas síndromes são classificadas como síndromes de genes contíguos. A neurofibromatose 1 (NF1) é uma doença autossômica dominante associada com mutações no gene da neurofibrina, localizado em 17q11.2, caracterizada por manchas “café com leite” na pele e neurofibromas. Pacientes com grandes deleções (>700 kb) englobando o gene NF1 inteiro apresentam um fenótipo com grave comprometimento cognitivo, anomalias faciais e neurofibromas cutâneos que se desenvolvem antes dos 5 anos de idade. Isso sugere que a deleção do gene NF1 inteiro, com inclusão de genes contíguos, causa o fenótipo NF1 mais grave.

No que se refere à citogenética humana, julgue os itens subseqüentes.

A síndrome de Beckwith-Wiedemann (SBW) está associada ao aumento de crescimento pré e pós-natal. Ao nascimento, as crianças portadoras dessa síndrome apresentam gigantismo, onfalocele ou defeitos umbilicais e macroglossia. Existe também, nesse caso, incidência aumentada de tumores malignos, sendo mais freqüentes o tumor de Wilms e o hepatoblastoma. No caso de imprinting genômico, há duplicação parcial em 11p15.5 de origem paterna.

No que se refere à citogenética humana, julgue os itens subseqüentes.

A síndrome do X-frágil é a causa mais comum de retardo mental depois da síndrome de Down. A mutação que causa a síndrome do X-frágil é a expansão de um microssatélite com repetições CGG na região promotora do gene FMR-1. Indivíduos normais têm de 5 a 42 repetições. Em pacientes portadores de síndrome do X-frágil, essa região apresenta expansão para mais de 200 repetições. Essas expansões causam metilação da região promotora com repressão do gene FMR-1.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis