Questões sobre Gastroenterologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Gastroenterologia

O agente etiológico Trypanossoma cruzi causa destruição dos plexos nervosos da parede esofágica, resultando em diminuição do peristaltismo e hipertonia do esfíncter esofagiano inferior (EEI), gerando um quadro de acalásia e megaesôfago. O sintomas principais são disfagia e regurgitação, podendo estar presentes sintomas respiratórios noturnos, perda de peso, pirose e dor retrosternal. O padrão-ouro para o diagnóstico é a manometria, que fornece dados quantitativos permitindo a classificação em doença avançada ou não. A classificação radiológica de Ferreira-Santos é essencial para a escolha do tratamento, dividindo em 4 os graus de megaesôfago. De acordo com o “Grau II”, assinale a alternativa correta: 

Os principais indicadores de falência orgânica na pancreatite aguda seriam:

I - Hipotensão / choque (PAS < 90 mmHg).
II - Insuficiência respiratória e/ou hipoxemia (P/F < 200/300 e/ou pO2 < 60 mmHg).
III - Insuficiência renal aguda.
IV - Hemorragia digestiva (> 500 ml/24h).

Sobre os itens acima, está correto o que se afirma em: 

Didaticamente as causas de Abdome Agudo Cirúrgico são divididas em cinco grupos: Inflamatório, Obstrutivo, Perfurativo, Vascular e Hemorrágico. A torção de mioma uterino, é correspondente ao grupo:

#Questão 1037436 - Medicina, Gastroenterologia, NC-UFPR, 2022, UFPR, 2022 - UFPR - Médico Clínico Geral

Paciente de 76 anos iniciou há 10 dias com quadro de dor abdominal e constipação, intercalados com diarreia paroxística. Evoluiu nas últimas 48 horas com sonolência e febre aferida. Na admissão hospitalar, foi iniciada antibioticoterapia com cefitriaxona e metronidazol, e realizada expansão volêmica inicial, com necessidade de noradrenalina em baixas doses por hipotensão refratária. Na tomografia de abdome, há evidência de vários focos de diverticulite complicada com líquido livre organizado. Ao admitir essa paciente na UTI, 24 horas após, o plantonista solicita exames laboratoriais que evidenciam, além da leucocitose com desvio nuclear à esquerda e PCR elevada, aumento de lactato de 2,3 para 4,0 (comparando com o exame de admissão hospitalar). Ao exame físico, apesar de pressão arterial média > 70 mmHg, com a droga vasoativa, apresenta tempo de enchimento capilar alargado (> 3 segundos) e extremidades frias. Para melhora microperfusional e controle da sepse neste momento, qual é a conduta mais adequada?

Assinale a opção que apresenta a classe de risco de um laboratório de pesquisa de alimentos probióticos que envolve Lactobacillus sp., segundo a Classificação de Risco dos Agentes Biológicos do Ministério da Saúde.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis