Questões sobre Gastroenterologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Gastroenterologia

#Questão 1036579 - Medicina, Gastroenterologia, IBFC, 2022, SES-DF, Médico Gastroenterologista

Mulher de 52 anos, assintomática, foi submetida à colonoscopia para rastreamento de câncer colorretal, que identificou um pólipo pediculado em sigmoide, com uma porção cefálica de 27mm (milímetros) de diâmetro e um pedículo longo, com uma largura de 10mm. As criptas da porção cefálica eram de aspecto cerebriforme (classificação de Kudo IV). Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).


(  ) Diante destas informações, a hemicolectomia esquerda é o tratamento de escolha para esta lesão.


(  ) A classificação de Haggitt é utilizada para avaliar a extensão de invasão da camada submucosa em lesões polipoides do cólon.
(  ) Está indicada a polipectomia com alça fria e tatuagem endoscópica com lugol no local do procedimento.
(  ) Pré-tratamento do pedículo com injeção de solução de adrenalina e/ou hemostasia mecânica pode prevenir sangramentos póspolipectomia.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

#Questão 1036580 - Medicina, Gastroenterologia, IBFC, 2022, SES-DF, Médico Gastroenterologista

A colonoscopia é um dos principais exames utilizados no rastreamento de câncer colorretal. Sobre os indicadores de qualidade em colonoscopia, assinale a alternativa correta. 

#Questão 1036581 - Medicina, Gastroenterologia, IBFC, 2022, SES-DF, Médico Gastroenterologista

Homem de 83 anos, tabagista e etilista de longa data, foi internado por icterícia e emagrecimento progressivos há 2 meses. Ao exame físico, apresentava-se com dor à palpação profunda de abdômen superior e com o sinal de Courvoisier-Terrier positivo. Os níveis séricos de amilase e lipase eram normais. Sobre este caso, assinale a alternativa correta.

#Questão 1036582 - Medicina, Gastroenterologia, IBFC, 2022, SES-DF, Médico Gastroenterologista

O adenocarcinoma de pâncreas está entre as principais causas de morte relacionadas a câncer. Sobre o assunto, analise as afirmativas abaixo. 
I. A incidência desse tipo de câncer vem aumentando, possivelmente associada ao aumento da prevalência de obesidade e ao envelhecimento da população.
II. Tabagismo, exposição a metais pesados, pesticidas, diabetes e algumas síndromes genéticas estão entre os fatores de risco para o câncer de pâncreas.
III. Neoplasia mucinosa papilar intraductal de ductos secundários não aumenta o risco de câncer de pâncreas.
IV. Neoplasia cística mucinosa do pâncreas é mais comum em homens acima dos 40 anos de idade e não é considerada uma lesão pré-maligna. 

Estão corretas as afirmativas: 

#Questão 1036583 - Medicina, Gastroenterologia, IBFC, 2022, SES-DF, Médico Gastroenterologista

O trato gastrointestinal é o principal sitio não hematopoiético onde existem eosinófilos no adulto saudável. O epitélio esofágico é desprovido de eosinófilos em condições não patológicas, porém, em resposta a uma variedade de estímulos, consegue recrutar grande número dessas células. Em relação à esofagite eosinofílica, assinale a alternativa incorreta

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis