Questões sobre Gastroenterologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Gastroenterologia

Sobre diarreia crônica, considere os sinais de alerta vermelho de doença orgânica:
I. Presença de sangue nas fezes. II. Perda de peso não intencional. III. Início dos sintomas em pessoas com 50 anos ou mais.

Quais estão corretos?

#Questão 1036479 - Medicina, Gastroenterologia, Prefeitura de Fortaleza - CE, 2022, Prefeitura de Fortaleza - CE, 2022 - Prefeitura de Fortaleza - CE - Médico Clínico Geral

Paciente masculino, 56 anos, foi à consulta com clínico por apresentar diarreia crônica há mais de 1 ano, refere também dor abdominal pós-prandial, distensão abdominal e perda ponderal; alega que uso de antidiarreicos e probióticos não causam melhoras. Dentre os exames solicitados pelo médico, o de elastase fecal veio bastante reduzido. A principal hipótese diagnóstica para o caso é:

#Questão 1036564 - Medicina, Gastroenterologia, IBFC, 2022, SES-DF, Médico Gastroenterologista

Diarreia aguda infecciosa é a principal causa de visitas ambulatoriais e perda de qualidade de vida, que ocorre tanto em ambiente doméstico, quanto entre os viajantes. Ela pode ser definida como o aumento da frequência evacuatória associada à redução da consistência das fezes, com duração inferior a 14 dias. Sobre a diarreia aguda, assinale a alternativa correta. 

#Questão 1036565 - Medicina, Gastroenterologia, IBFC, 2022, SES-DF, Médico Gastroenterologista

O esôfago de Barrett é uma lesão pré-maligna associada à doença do refluxo gastroesofágico. Por este motivo, alguns países realizam rastreamento e vigilância desta condição. Sobre esta doença esofágica, assinale a alternativa incorreta

#Questão 1036567 - Medicina, Gastroenterologia, IBFC, 2022, SES-DF, Médico Gastroenterologista

Sobre o tratamento endoscópico na hemorragia digestiva baixa, analise as afirmativas abaixo.
I. Terapêutica endoscópica deve ser realizada apenas nas lesões de cólon com sangramento ativo.
II. A injetoterapia com solução de epinefrina (1:10.000, diluída com soro fisiológico) pode ser usada para controle inicial de sangramento ativo e melhorar a visibilização da lesão ao exame endoscópico, porém deve-se usar uma segunda modalidade hemostática (mecânica ou térmica) para atingir hemostasia definitiva.
III. Caso haja recorrência do sangramento após a terapia endoscópica de lesões no cólon, não há benefício em repetir a colonoscopia para uma nova abordagem terapêutica.
IV. Avaliação do cirurgião geral ou gastrocirurgião deve ser solicitada para pacientes com características clínicas de alto risco e recorrência ou manutenção do sangramento baixo. A cirurgia pode ser indicada após falha de terapêutica endoscópica e tentativa de outras intervenções menos invasivas.
Estão corretas as afirmativas: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis