Questões sobre Gastroenterologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Gastroenterologia

#Questão 1037808 - Medicina, Gastroenterologia, FUNDATEC, 2022, Prefeitura de Porto Alegre - RS, Médico Especialista - Atendimento Pré-Hospitalar - Edital nº 75

Segundo o Guideline de 2017 da World Society of Emergency Surgery, a tentativa de tratamento conservador em pacientes com suboclusão intestinal deve durar até:

Assinale a alternativa CORRETA que corresponde a uma afecção rara que acomete mais comumente idosos e pacientes com cirurgia abdominal prévia. Apresenta-se de forma aguda, com dor e distensão epigástricas e vómitos. Formas subagudas ou crônicas também ocorrem. O diagnóstico é estabelecido por meio de exames radiológicos e o tratamento é cirúrgico.

Em relação a gastrite, analise as afirmativas abaixo.
I.A gastrite linfocítica usualmente responde à corticoterapia, e a gastrite eosinofílica não tem terapêutica específica eficaz; algumas possibilidades de tratamento incluem os antagonistas dos receptores H1 e corticosteroides.
II.A gastrite crônica autoimune tem tratamento específico.
III.As gastrites granulomatosas associadas à doença de Crohn, tuberculose e sífilis devem receber o tratamento da doença de base. IV.A gastrite aguda causada por germes oportunistas, que ocorre nos pacientes imunossuprimidos e é associada a algum parasita, deve receber tratamento especifico, dirigido ao agente causal.

Qual(is) a(s) afirmativa(s) está(ão) CORRETA(S)?

#Questão 1037942 - Medicina, Gastroenterologia, UERJ, 2022, UERJ, 2022 - UERJ - Plantão Geral

Homem de 43 anos relata história de diarreia esporádica há algumas semanas, associada a febre, emagrecimento, lesões nodulares dolorosas em membros inferiores e dor abdominal. Havia dor em articulações sacroilíacas e o anti-HIV é negativo. A colonoscopia revelou várias pequenas úlceras superficiais em cólon descendente e uma úlcera profunda de 3cm encontrada na junção do ceco e íleo terminal. O mesentério está espessado e são vistos agregados linfoides em submucosa e subserosa, sendo o restante da mucosa normal. Os exames de imagem mostram sacroileite bilateral e a biópsia das lesões revelou mucosa com inflamação crônica e aguda, alterações regenerativas e granulomas epitelioides. O diagnóstico mais provável é de: 

#Questão 1037943 - Medicina, Gastroenterologia, UERJ, 2022, UERJ, 2022 - UERJ - Plantão Geral

Homem de 44 anos relata história de dor epigástrica em queimação há quatro anos, de difícil controle, sem relação com a alimentação, associada à diarreia aquosa, em média quatro episódios diários. A endoscopia digestiva alta mostra pregas gástricas exuberantes, úlcera gigante de 2,5cm em antro gástrico, além de outra úlcera localizada em segunda porção duodenal. As biópsias da úlcera gástrica demonstram ausência de malignidade, pesquisa de H. pylori negativa e ausência de parasitas ou granulomas. O anti-HIV é negativo. O hemograma e a bioquímica são normais. O achado mais provável de ser encontrado, nesse caso, é:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis