Questões sobre Gastroenterologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Gastroenterologia

#Questão 1039101 - Medicina, Gastroenterologia, FURB, 2022, Prefeitura de Blumenau - SC, Médico Cirurgião Geral - Edital nº 002

Distensão abdominal é um sintoma comum, geralmente relacionado a gases e intolerância alimentar. A diarreia é um sintoma frequente e que deve ser caracterizado. É uma caracterização correta e suas respectivas características:

A dor epigástrica em queimação normalmente recorrente ou persistente, podendo estar associada a sintomas de refluxo gastroesofágico, é uma queixa frequente na Atenção Primária à Saúde (APS).

Ela está relacionada a:

#Questão 1039311 - Medicina, Gastroenterologia, FGV, 2022, PC-RJ, Auxiliar Policial de Necropsia de 3ª Classe

Quando comparamos determinada região do intestino de uma pessoa com doença celíaca com a mesma região de uma pessoa normal, observa-se que a pessoa portadora da doença tem perda das vilosidades das paredes do órgão. Para a pessoa doente, esse problema interfere na:

Assinale a alternativa correta em relação a crise febril.

A hemorragia digestiva alta (HDA) é uma condição comum com incidência de 48-160 casos por 100 mil habitantes, que ocorre 2x mais em homens, aumenta com a idade e em locais com baixa condição socioeconômica. A HDA é responsável por 1 internação a cada 10.000 adultos por ano e a sua mortalidade varia de 10-14%.
É correto afirmar sobre a etiologia da HDA: I. Doença Ulcerosa Péptica: São lesões que ultrapassam a muscular da mucosa e tem diâmetro ≥ 0,5 cm. A hipercloridia sem o devido tratamento e com a exposição continuada a AINES, estresse e infecção por pylori, são os principais fatores associados a HDA nesses pacientes. A úlcera pode ser gástrica ou duodenal, sendo que o surgimento da gástrica está mais associado com o uso abusivo de AINES, ao passo que, a duodenal, com a infecção por H. pylori. II. Síndrome de Mallory-Weiss: É a laceração da mucosa na junção gastroesofágica associada ao grande esforço para vomitar e por repetidas vezes, ocorrendo sangramento quando envolve o plexo venoso ou arterial esofágico. Ocorre mais em etilista e grávidas. III. Cobblestoning: A orofaringe posterior pode desenvolver tecido linfoide hipoplásico. IV. Cerca de 90% dos casos estão associadas a hipertensão portal e 20% são por ruptura das varizes esofagogástricas.
A sequência correta é:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis