Questões sobre Gastroenterologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Gastroenterologia

Acerca da relação entre doenças do sistema digestivo e determinados tipos de trabalho, julgue o item que se segue. 


A cólica saturnínica, que ocorre nos quadros leves e iniciais de intoxicação por chumbo, pode ser evitada por meio do controle da exposição ao chumbo metálico ou a seus compostos inorgânicos.

Acerca da relação entre doenças do sistema digestivo e determinados tipos de trabalho, julgue o item que se segue. 


A exposição à radiação ionizante pode se manifestar como gastroenterite nas primeiras semanas de exposição e, após um ano, podem ocorrer distúrbios de motilidade, má absorção, obstrução intestinal, ulcerações mucosas e aparecimento de fístulas. 

#Questão 1038461 - Medicina, Gastroenterologia, UFSC, 2022, UFSC, 2022 - UFSC - Médico - Clínica Médica

Um homem de 55 anos procura o ambulatório com queixa de epigastralgia urente há cerca de 6 meses e perda de 6 kg que associa ao quadro. Ao ser questionado, informa ter realizado implante dentário com complicação infecciosa, que antecedeu o quadro dispéptico, e afirma ter usado anti-inflamatórios não hormonais (AINHs) e antibióticos por mais de uma semana. Nega quadro semelhante anterior, comorbidades ou cirurgias prévias. Ao exame físico, apresenta peso de 70 kg e altura de 1,85 m. Pressão arterial de 120x75 mmHg. Bom estado geral, avaliação cardiopulmonar normal. Abdômen plano, ruídos hidroaéreos presentes, fígado palpável a 1 cm do rebordo costal direito, Traube livre, sem massas palpáveis. Ausência de linfonodos periféricos. Traz um hemograma realizado um mês antes com: hemoglobina = 10 g/dL, leucócitos = 8500/mm3 e plaquetas 175.000/mm3 . Traz também uma esofagogastroduodenoscopia diagnóstica que evidenciou “uma extensa lesão ulcerada em antro que acomete parede anterior, pequena curvatura e parede posterior do mesmo e que mede 4 cm de diâmetro, profunda, com fundo recoberto por fibrina espessa e hematina, bordas elevadas e simétricas, causando deformidade na região. Sakita A1. Piloro concêntrico e simétrico. Na segunda porção do duodeno, observamos outra lesão ulcerada rasa, de borda regular, recoberta por fibrina. Sakita A1. Não foram realizadas biopsias.
Com relação a esse caso clínico, assinale a alternativa correta.

#Questão 1038463 - Medicina, Gastroenterologia, UFSC, 2022, UFSC, 2022 - UFSC - Médico - Clínica Médica

Uma mulher de 60 anos procura o ambulatório com queixa de aumento progressivo de volume abdominal há um mês. Refere ser portadora de hepatite B há muitos anos, mas perdeu o seguimento médico, alegando que não necessitava de tratamento na época do diagnóstico. Nega outras comorbidades, cirurgias, internações ou qualquer sintoma relacionado ao quadro. Ao exame físico apresenta peso de 95 kg e altura de 1,55 m. Pressão arterial de 160x95 mmHg. Evidencia-se eritema palmar e telangiectasias em tórax; bom estado geral, fala arrastada, flapping presente. A avaliação cardiopulmonar é normal. Abdômen em avental, ruídos hidroaéreos presentes, fígado palpável no rebordo costal direito e a 3 cm do apêndice xifoide com consistência aumentada e bordos rombos. Espaço de Traube ocupado e baço palpável a 4 cm do rebordo costal esquerdo. Semicírculo de Skoda positivo em flancos e macicez móvel presente. Edema de membros inferiores ++/4+. Traz os seguintes exames laboratoriais realizados um mês antes: Hemograma com hemoglobina = 8 g/dL, leucócitos = 4500/mm3 e plaquetas = 65.000/mm3 ; alanina-amino-transferase = 60U/L; aspartato-amino-transferase = 70U/L; fosfatase alcalina = 85U/L; gama-glutamil-transferase = 112U/L; albumina 2,5 g/dL; RNI 1,2, HBsAg positivo, anti-HBc total positivo e HBeAg positivo.
Com relação a esse caso clínico, assinale a alternativa correta.

Homem de 68 anos, portador de esteatohepatite e cirrose hepática, refere sonolência durante o dia e dificuldade para adormecer à noite. Relata ainda dificuldade em realizar palavras cruzadas que ele, anteriormente, facilmente conseguia completar.
No exame físico: acordado e orientado, afebril, com discretos sinais de ascite; não foi observado flapping nem sinais focais.
Assinale a opção que indica a conduta indicada para este paciente.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis