Questões sobre Lei nº 9.394/1996 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Lei nº 9.394/1996 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB

Classifique as afirmações como VERDADEIRAS (V) ou FALSAS (F):

I. Para desenvolver sua prática os educadores precisam também desenvolver-se como profissionais e como sujeitos críticos na realidade em que estão.

II. Todos os Temas Transversais trazem um conjunto de conteúdos que, de acordo com a proposta de transversalidade, fazem parte do ensino de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências Naturais, Arte e Educação Física. Porém, sua avaliação deve ser feita de forma diferenciada.

III. A colocação das regras de funcionamento e das normas de conduta, de forma clara e explícita, é necessária ao convívio social na escola. Por outro lado, o esclarecimento de sua função é essencial para que os alunos percebam o significado de segui-las e não as tomem como questão de mera obediência aos adultos.

Preencha as lacunas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta. “Os Municípios incumbir-se-ão de oferecer a educação ________ em creches e pré-escolas, e, com prioridade, o ensino _________, permitida a atuação em outros níveis de _________ somente quando estiverem atendidas plenamente as necessidades de sua área de _________ e com recursos acima dos percentuais mínimos vinculados pela _________ Federal à manutenção e desenvolvimento do ensino”.

Zabala (1998) aborda os conteúdos em três categorias atitudinais, conceituais e procedimentais. Faça a correspondência dos pressupostos metodológicos e assinale a alternativa correta.

a. Conteúdos conceituais.

b. Conteúdos procedimentais.

c. Conteúdos atitudinais.

I. Referem-se à construção ativa de capacidades intelectuais para operar símbolos, imagens, ideias e representações que permitam organizar as realidades.

II. Referem-se à formação de normas e valores em relação à informação recebida, visando à intervenção do aluno em sua realidade.

III. Referem-se a fazer com que os alunos construam instrumentos para analisar, por si mesmos, os resultados que obtêm e os processos que colocam em ação para atingir as metas a que se propõem.

Faz parte dos modelos alternativos de solução de conflitos propostos pelo III Programa Nacional de Direitos Humanos a:

O objetivo maior do ensino fundamental, segundo a LDB, é o de propiciar a todos formação básica para a cidadania, a partir da criação, na escola, de condições de aprendizagem para _______. Assinale o item que se apresenta como exceção:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis