Listagem de Questões sobre Geral
No livro História das mulheres no Brasil, organizado por Mary Del Priore, vários autores e autoras procuram reconstituir a trajetória histórica das mulheres. Analise as afirmações que refletem a visão de alguns desses autores sobre atuação da mulher brasileira, ao longo da história.
I. A mulher brasileira sempre foi discriminada no mundo do trabalho. No passado, elas podiam exercer apenas as funções do lar, de doméstica e de agricultora. Na atividade industrial, só foram admitidas como operárias por força da Consolidação das Leis do Trabalho, quando Getúlio Vargas reconheceu o direito de igualdade de sexo.
II. Até meados do século XX, ao contrário do que ocorria nos países europeus, o Código Penal Brasileiro não diferenciava os réus por sexo. A especificidade da legislação brasileira estava intimamente relacionada ao sistema escravista que igualava os sexos tanto na comercialização como na aplicação da punição aos escravos que praticavam delitos.
III. As mulheres do século XIX eram excluídas de uma efetiva participação na sociedade, da possibilidade de ocuparem cargos públicos, de assegurarem dignamente sua própria sobrevivência e até mesmo impedidas de acesso à educação superior. Eram trancadas, fechadas dentro de casas ou sobrados, mocambos e senzalas, construídos por pais, maridos e senhores.
IV. O Brasil foi um dos últimos países do Ocidente a organizar o movimento feminista. Esse fato pode ser explicado em razão da grande atuação do movimento anarco-sindicalista nas lutas sociais. Até mesmo as mulheres anarquistas se recusaram a tratar da emancipação feminina, subordinando-a à idéia de emancipação de toda a classe operária.
É correto o que se afirma APENAS em
I e II.
I e III.
II e IV.
III.
IV.
I. Foto do interior de uma fábrica no século XVIII
II. Foto do interior de uma fábrica no século XXI
As duas fotos simbolizam aspectos específicos do processo de industrialização no tempo e no espaço. A partir do conhecimento histórico e da análise das duas imagens, pode-se afirmar que
as realidades representadas pelas duas fotos não podem ser objeto de comparação, pois a II revela um estágio de desenvolvimento tecnológico que, ao contrário do que ocorreu no contexto histórico da foto I, evitou o aumento da exclusão social em razão da ampla oferta de trabalho do setor terciário da economia.
os trabalhadores continuaram sendo explorados da mesma forma nos dois ambientes de trabalho, uma vez que os industriais exigiam as mesmas competências e habilidades do trabalhadores, ou seja, as mesmas exigências de especialização e qualificação profissional.
as duas realidades reveladas pelas imagens, guardadas as devidas especificidades históricas, representam resultados do processo de substituição do trabalhador por processos automatizados, que estimularam as condições para o agravamento da exclusão social.
as duas imagens refletem o grau de desenvolvimento tecnológico que as sociedades ocidentais atingiram e que engendraram possibilidades ilimitadas de alternativas de trabalho e de ascensão social para os trabalhadores industriais.
ambas as imagens podem ser consideradas como etapas do processo de evolução das sociedades em busca de alternativas de produção automatizadas, cujo estímulo governamental está diretamente relacionado com o objetivo de proporcionar aos povos uma melhoria da qualidade de vida e de lazer.
Considere os textos.
A partir dos textos, pode-se afirmar que trabalhar com bens culturais do patrimônio histórico no processo ensinoaprendizagem de História contribui para estimular nos alunos
a consciência de cidadania associada à preservação de prédios, monumentos e outras edificações de notável valor histórico-arquitetônico.
o senso de preservar somente os bens culturais representativos de uma determinada época ou aqueles ligados a algum fato histórico notável.
a noção de patrimônio histórico e artístico associado aos bens materiais, especialmente aos bens imóveis dissociados de seu ambiente original.
a idéia de uma memória unívoca, de um passado homogêneo e de uma História sem conflitos sociais que exclui as diferenças cultural de nossa formação.
o senso de preservação da memória social coletiva, como condição indispensável à construção de uma nova cidadania e identidade nacional plural.
O Conselho Nacional de Educação estabeleceu, no Parecer CNE/CEB nº 11/2000, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Analise as proposições abaixo sobre possíveis ações que o professor de história deveria levar em consideração de acordo com essas diretrizes.
I. É importante o professor reforçar para os seus alunos a visão dual sobre a realidade histórica brasileira - "Dois Brasis", "oficial e real", "Casa Grande e Senzala", "o tradicional e o moderno", capital e interior, urbano e rural, cosmopolita e provinciano, litoral e sertão como forma de estimular os jovens e adultos a exercerem um papel mais ativo na sociedade, visando sua ascensão econômica e social.
II. O professor poderia resgatar experiências históricas de seus próprios alunos, uma vez que muitos destes jovens e adultos, dentro da pluralidade e diversidade de regiões do país, dentro dos mais diferentes estratos sociais, desenvolveram uma rica cultura baseada na oralidade da qual nos dão prova, entre muitos outros, a literatura de cordel, o teatro popular, o cancioneiro regional, os repentistas, as festas populares, as festas religiosas e os registros de memória das culturas afro-brasileira e indígena.
III. O professor poderá analisar com seus alunos aspectos das condições políticas, socioeconômicas e culturais que impediram que grupos sociais fossem alijados dos direitos ao pleno exercício da cidadania, e que a sala de aula poderá tornar-se um instrumento de reparação desta realidade, dívida inscrita em nossa história social e na vida de tantos indivíduos.
IV. Um professor de história, engajado com as transformações socioeconômicas do seu tempo e do seu país, deve estimular seus alunos a adquirirem, neste "século do conhecimento", saberes aliados às competências que eles desenvolverão no mundo do trabalho; evitando, portanto, a visão critica sobre a realidade global que o cerca, enfatizando mais a vocação do
II e III.
III e IV.
Sobre o crescimento da economia, analise as proposições a seguir.
Estão corretas
apenas II, III e IV.
apenas I, III e IV.
apenas I e III.
apenas II e III.
apenas III e IV.
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