Listagem de Questões sobre Geral
No processo de avaliação é importante considerar uma série de critérios, mais abrangentes ou mais específicos, e dentre eles assinalamos
Considerar o conhecimento prévio, as hipóteses e os domínios dos alunos e relacioná-los com as mudanças que ocorrem no processo de ensino e aprendizagem com os mesmos.
Mensurar, com base no processo de avaliação, simplesmente fatos e conceitos assimilados durante o desenvolvimento do tema proposto e estudado.
Em relação à temas e conteúdos escolhidos, atividades propostas e materiais didáticos selecionados, é importante que o professor de História:
planeje e replaneje ao longo do ano e de um ano para o outro, apenas conteúdos e sugestões novas de ensino.
avalie, constantemente, o trabalho desenvolvido, seus resultados e o envolvimento com os alunos.
determine suas escolhas com base em seus fundamentos teóricos, pois não é necessário considerar o conhecimento de outras disciplinas curriculares.
esteja em sintonia com as modernas tecnologias pedagógicas a serviço da educação, uma vez que serão elas as únicas responsáveis pela sensibilização dos alunos em relação à outras realidades temporais e espaciais.
Considerando que a busca de um ensino de história que estimule a autonomia e proporcione a produção de conhecimento, por parte dos alunos, envolve a promoção de formas de avaliação pertinentes, é INCORRETO afirmar que:
O desenvolvimento de diferentes habilidades e a utilização de distintas formas de expressão por parte dos alunos deveria nortear as tarefas propostas pelo professor como avaliação.
Seria conveniente que atividades didáticas variadas, que estimulassem a participação dos alunos e favorecessem aprendizagem significativa, fossem adotadas como formas de avaliação.
O professor deveria solicitar, na avaliação, trabalhos de pesquisa em bibliotecas, eliminando a realização de provas escritas e seminários, que apenas estimulam a memorização.
priorize a utilização de documentários curtos e sem legendas, pois filmes longos e legendados prejudicam a seqüência das aulas e entediam os alunos.
selecione o filme a ser analisado tendo em vista sua adequada inserção no conjunto das aulas, estudando-o de modo a ter clareza dos objetivos da sua exibição e das atividades pedagógicas a serem desenvolvidas.
esteja ausente durante a exibição, para que os alunos possam compreendê-la como atividade lúdica e prazerosa.
Nas duas últimas décadas do século XX, a historiografia brasileira foi renovada por vários estudos sobre a história operária. A emergência de tais estudos foi favorecida, em grande medida, pela própria conjuntura política do país, então caracterizada pelo(a):
surgimento de novas lideranças operárias e pela realização de movimentos grevistas significativos em diversas áreas industriais do país.
decretação de estado de sítio e a suspensão de eleições em todos os níveis.
aumento da repressão política e conseqüente perseguição a sindicalistas e intelectuais de esquerda.
instalação do regime militar, que criou a obrigatoriedade da contribuição sindical e a Justiça do Trabalho.
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