Questões sobre Geral

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Geral

#Questão 516372 - História, Geral, UPE / UPENET / IAUPE, 2004, PM/PE, Policial Militar PM / Soldado

Analise as proposições a seguir.

Estão corretas

#Questão 516987 - História, Geral, FCC, 2004, SME/SP, Professor Adjunto de Ensino Fundamental

As figuras abaixo referem-se às questões de números 35 e 36.

Um professor apresenta uma atividade envolvendo as figuras I e II. A intenção do professor é de que os alunos percebam, respectivamente,

#Questão 516989 - História, Geral, FCC, 2004, SME/SP, Professor Adjunto de Ensino Fundamental

As figuras abaixo referem-se às questões de números 35 e 36.

A comparação de ilustrações reproduzidas em momentos diferentes são importantes para que os alunos possam

#Questão 516993 - História, Geral, FCC, 2004, SME/SP, Professor Adjunto de Ensino Fundamental

Sobre o tema Leitura e Escrita na História, de Fernando Seffner, considere os itens abaixo.

I. A leitura de textos que estabeleçam correlação entre acontecimentos, em diferentes locais e tempos, possibilita ao aluno incorporar a história passada da humanidade em seu repertório de vida e na construção de sua vida social.

II. A leitura é também uma chave para a integração política do jovem, no sentido grego do termo, a integração à pólis, aos códigos de discussão da comunidade política. A leitura e a escrita constituem um caráter público para o indivíduo.

III. Os conhecimentos históricos podem servir de apoio na leitura de qualquer outra modalidade de texto, em qualquer outra área, na medida em que o texto é datado historicamente, vinculado a determinada visão de mundo ou conjuntura.

IV. As atividades de leitura e escrita associadas ao ensino de história devem possibilitar ao aluno elaborar seu projeto social a partir da análise de outros projetos. Fazer do aluno um agente social é ensiná-lo a reconhecer diferentes projetos sociais embutidos nas diferentes falas sociais, e ajudá-lo a construir sua trajetória a partir destes referenciais.

Para o autor é correto o que se afirma em

#Questão 516995 - História, Geral, FCC, 2004, SME/SP, Professor Adjunto de Ensino Fundamental

Considere os itens abaixo.

I. A relação com o passado deve ser cultivada, desde que se tenha uma compreensão do tempo como algo dinâmico, mas não simplesmente linear e seqüencial.

II. Nada mais significativo e importante, para a construção da cidadania, do que a compreensão de que a cultura não existiria sem a socialização das conquistas humanas.

III. O sujeito anônimo é, na verdade, o grande artesão dos tecidos da história.

IV. A produção do conhecimento está diretamente associada à dimensão da razão objetiva, desvalorizando-se outros tipos de experiências ou mesmo expressões outras da sensibilidade.

V. O resgate do passado histórico deve ser realizado priorizando-se o utilitarismo das experiências passadas, evitando-se considerar as possibilidades afetivas, lúdicas e estéticas de entender o mundo.

VI. Em nome da velocidade do progresso, deveriam ser criados valores únicos e universais necessariamente aceitos por todos os povos para o desenvolvimento da sociedade.

Os itens que NÃO estão de acordo com a concepção histórica presente nas novas Diretrizes Curriculares Nacionais são APENAS

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis