Questões sobre Geral

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Listagem de Questões sobre Geral

#Questão 516959 - História, Geral, FCC, 2004, SME/SP, Professor Adjunto de Ensino Fundamental

Os impressionantes problemas sociais e econômicos do capitalismo na Era da Catástrofe aparentemente sumiram. A economia do mundo ocidental entrou em sua Era de Ouro. A democracia política ocidental, apoiada por uma extraordinária melhora na vida material, ficou estável. Para Hobsbawm, estas soluções, pelo menos por décadas, resultaram da

#Questão 516961 - História, Geral, FCC, 2004, SME/SP, Professor Adjunto de Ensino Fundamental

Considere os itens abaixo sobre a Guerra Civil Espanhola, 1936-1939.

I. As disputas da década de 1930, travadas dentro dos Estados ou entre eles eram transnacionais. Em nenhuma parte foi isso mais evidente do que na Guerra Civil Espanhola, que se tornou a expressão exemplar desse confronto global.

II. O processo de radicalização política, com a formação e expansão de grupos anarquistas, socialistas e comunistas fortemente enraizados entre os trabalhadores da Europa Ocidental, foi iniciado na Guerra Civil Espanhola

III. A Guerra Civil Espanhola antecipou e moldou as forças que iriam, poucos anos depois da vitória de Franco, destruir o nazifascismo em alguns países da Europa.

IV. A Guerra Civil Espanhola antecipou a política da Segunda Guerra Mundial, aquela aliança única de frentes nacionais que ia de conservadores patriotas a revolucionários sociais, para a derrota do inimigo nacional e simultaneamente para a regeneração social.

V. A intervenção dos países aliados na Guerra Civil Espanhola impediu que os radicais de direita se consolidassem na Espanha na década de 1930 e fortaleceu o movimento fascista internacional.

Segundo Eric Hobsbawm, é correto o que se afirma APENAS em

#Questão 516965 - História, Geral, FCC, 2004, SME/SP, Professor Adjunto de Ensino Fundamental

Considere as afirmações sobre a produção historiográfica brasileira, no período da Ditadura Militar no Brasil (1964-1985).

I. A produção historiográfica sobre a história da classe operária brasileira ficou restrita ao trabalho de pesquisa dos brasilianistas, uma vez que os historiadores brasileiros estavam impedidos, por força do Ato Institucional nº 5, de estudar e lecionar temas relacionados ao movimento operário.

II. A diminuição da repressão política e as espetaculares cenas de trabalhadores em Assembléias, sobretudo nas regiões do ABCD, no Estado de São Paulo, suscitaram inspiração acadêmica para o desenvolvimento de estudos e a difusão, até mesmo nas salas de aula de 1º e 2º graus, da história operária.

III. Os professores de história recusaram-se a tratar, em sala de aula, sobre a produção historiográfica sobre a classe operária, em razão da aprovação de legislação federal, que proibia qualquer referência aos movimentos operário, e devido à auto-censura dos editores de livros, que cumpriam, à risca, as determinações impostas pelos órgãos de repressão política.

IV. Os livros didáticos de história tinham circulação livre no país, porque os seus autores tratavam de forma objetiva e com imparcialidade os fatos históricos, já que produziam livros para alunos de 1° e 2º graus e porque os editores priorizavam o valor mercadológico do livro, impedindo qualquer viés ideológico que pudesse interferir no comércio desses livros.

É correto o que se afirma em

#Questão 516366 - História, Geral, UPE / UPENET / IAUPE, 2004, PM/PE, Policial Militar PM / Soldado

A tendência mundial à integração dos países com a criação de blocos econômicos regionais consolidou a formação do Mercosul. Sobre esses blocos, podemos afirmar, exceto.

#Questão 516368 - História, Geral, UPE / UPENET / IAUPE, 2004, PM/PE, Policial Militar PM / Soldado

Analise os itens a seguir.

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