Listagem de Questões sobre Geral
Os impressionantes problemas sociais e econômicos do capitalismo na Era da Catástrofe aparentemente sumiram. A economia do mundo ocidental entrou em sua Era de Ouro. A democracia política ocidental, apoiada por uma extraordinária melhora na vida material, ficou estável. Para Hobsbawm, estas soluções, pelo menos por décadas, resultaram da
Primeira Guerra Mundial.
Segunda Guerra Mundial.
Período Entre Guerras.
Chamada Guerra Fria.
Revolução Russa.
Considere os itens abaixo sobre a Guerra Civil Espanhola, 1936-1939.
I. As disputas da década de 1930, travadas dentro dos Estados ou entre eles eram transnacionais. Em nenhuma parte foi isso mais evidente do que na Guerra Civil Espanhola, que se tornou a expressão exemplar desse confronto global.
II. O processo de radicalização política, com a formação e expansão de grupos anarquistas, socialistas e comunistas fortemente enraizados entre os trabalhadores da Europa Ocidental, foi iniciado na Guerra Civil Espanhola
III. A Guerra Civil Espanhola antecipou e moldou as forças que iriam, poucos anos depois da vitória de Franco, destruir o nazifascismo em alguns países da Europa.
IV. A Guerra Civil Espanhola antecipou a política da Segunda Guerra Mundial, aquela aliança única de frentes nacionais que ia de conservadores patriotas a revolucionários sociais, para a derrota do inimigo nacional e simultaneamente para a regeneração social.
V. A intervenção dos países aliados na Guerra Civil Espanhola impediu que os radicais de direita se consolidassem na Espanha na década de 1930 e fortaleceu o movimento fascista internacional.
Segundo Eric Hobsbawm, é correto o que se afirma APENAS em
II, IV e V.
II, III e V.
I, IV e V.
I, III e IV.
I, II e III.
Considere as afirmações sobre a produção historiográfica brasileira, no período da Ditadura Militar no Brasil (1964-1985).
I. A produção historiográfica sobre a história da classe operária brasileira ficou restrita ao trabalho de pesquisa dos brasilianistas, uma vez que os historiadores brasileiros estavam impedidos, por força do Ato Institucional nº 5, de estudar e lecionar temas relacionados ao movimento operário.
II. A diminuição da repressão política e as espetaculares cenas de trabalhadores em Assembléias, sobretudo nas regiões do ABCD, no Estado de São Paulo, suscitaram inspiração acadêmica para o desenvolvimento de estudos e a difusão, até mesmo nas salas de aula de 1º e 2º graus, da história operária.
III. Os professores de história recusaram-se a tratar, em sala de aula, sobre a produção historiográfica sobre a classe operária, em razão da aprovação de legislação federal, que proibia qualquer referência aos movimentos operário, e devido à auto-censura dos editores de livros, que cumpriam, à risca, as determinações impostas pelos órgãos de repressão política.
IV. Os livros didáticos de história tinham circulação livre no país, porque os seus autores tratavam de forma objetiva e com imparcialidade os fatos históricos, já que produziam livros para alunos de 1° e 2º graus e porque os editores priorizavam o valor mercadológico do livro, impedindo qualquer viés ideológico que pudesse interferir no comércio desses livros.
É correto o que se afirma em
A tendência mundial à integração dos países com a criação de blocos econômicos regionais consolidou a formação do Mercosul. Sobre esses blocos, podemos afirmar, exceto.
Foi criado visando à promoção de uma união aduaneira, com a manutenção de uma área de livre comércio entre o Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, eliminando completamente as tarifas sobre os produtos importados de cada país membro.
Os produtos, que circulam livremente, através das fronteiras dos países do Mercosul, não sofrem restrições alfandegárias, porém há o pagamento de pequenas taxas de importação.
Um importante acordo feito pelo Mercosul estabeleceu que grande parcela das mercadorias produzidas nos países membros podia ser comercializada internamente sem cobrança de tarifas de importação.
O estabelecimento da tarifa externa (TEC) é motivo de divergências, sobretudo da Argentina, que pretende a sua extinção; tal fato tornaria o bloco, apenas, uma zona de livre comércio.
O Mercosul agrupa países subdesenvolvidos, situados na periferia da economia mundial, cuja integração surgiu como estratégia de fortalecimento e inserção de suas economias no processo de globalização.
Analise os itens a seguir.
Estão corretos
apenas I e II.
apenas I e III.
apenas II e III.
apenas I, II e III.
apenas II, III e IV.
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