Listagem de Questões sobre Geral
Considere o texto para responder as questões de números 7 e 8.
Ao analisar o texto do depoimento do artesão com seus alunos, o professor de história, que tendo assimilado as novas diretrizes curriculares nacionais, deve enfatizar que:
I. o texto deve ser analisado dentro de um contexto espacial e temporal, tendo intrínsecas relações com a história e com outros componentes curriculares.
II. ele pressupõe que os alunos dominem o vocabulário do texto, já que essa competência é de responsabilidade de especialista de outro componente curricular.
III. o tema tratado no texto é importante como ilustração do saber histórico, porém, difícil de ser interpretado pelos alunos, por estar distante do seu imaginário.
IV. o texto tem importância para história local, mas pouca importância para a história geral, por tratarse de um relato sob a ótica individual de um simples artesão.
É correto o que se afirma APENAS em
I.
II.
III.
IV.
III e IV.
Considere a frase.
A máquina libertou o capital da opressão do trabalho.
(Buret, De la Misère, 1840. In: Michelle Perrot. Os Excluídos da História. Trad. Rio de Janeiro. Paz e Terra, 1988. p. 23)
Identifique as afirmações que estão em consonância com a idéia contida na frase.
I. A perfeição do trabalho que se obtém com a nova máquina será um estímulo a se fazer melhor e o operário finalmente entenderá que, quando as máquinas substituem em todos os sentidos o trabalho do homem, produz melhor e mais barato do que ele.
II. O surgimento da máquina a vapor libertou os �operários de ofícios� de suas péssimas condições de trabalho, fato que, ao elevar sua auto-estima, estimulou sua promoção a postos de engenharia mecânica, e, portanto, de sua valorização profissional.
III. O que está em jogo não é apenas o emprego e sim o controle: controle das matérias primas, controle dos produtos em qualidade e quantidade, controle dos ritmos e dos homens.
IV. Os operários adquiriram maior liberdade com o advento da máquina, quando puderam, inclusive, dispor do tempo indispensável para intensificar sua organização sindical e a formação de partidos dos trabalhadores.
I e II.
I e III.
II e III.
II e IV.
No período de 1964 a 1985, o Brasil foi governado por militares. Sobre esse período, considere as proposições a seguir.
Assinale a alternativa que apresenta as proposições corretas.
Somente I, II e III.
Somente I, II e IV.
Somente I, III e IV.
Somente II, III e IV.
I, II, III e IV.
Conforme Alfredo Bosi, em Dialética da colonização, nos últimos decênios do Império no Brasil, as tendências progressistas circulam pelo Partido Liberal e pelo Republicano, mas não coincidem perfeitamente nem com um nem com outro. Houve resistências conservadoras, e até escravistas, em ambos os grêmios. Para esse autor, a história desse novo liberalismo, pode ser apreendida na relação que se faz entre a
ideologia intra-oligárquica, visível desde os anos 20, e o entrosamento do país em uma rígida divisão internacional de produção já nos anos de 1825.
nova doutrina liberal, manifesta desde os anos 40, e o processo político de interferência estatal que garantia os lucros da classe exportadora nos anos de 1830.
doutrina neoconservadora, visível desde os anos 30, e o liberalismo moderno e reformista que implantou o trabalho livre já nos anos de 1880.
nova ideologia ultraliberal, presente nos anos 50, e o crescimento de atividades industriais que os movimentos abolicionista propiciou já nos anos de 1870.
nova corrente ideológica, visível desde os anos 60, e o dinamismo econômico e social que a extinção do tráfico instaurou no país já nos anos de 1850.
Segundo o autor os historiadores elaboraram e debateram muitas teorias diferentes para explicar os acontecimentos das décadas de 1880 e 1890. Essas explicações são divididas em metropolitanas e periféricas. Quanto as interpretações metropolitanas o texto identifica uma crítica à explicação
do imperialismo capitalista.
da estratégia egitocêntrica.
da tecnologia imperialista.
do nacionalismo estatal.
da crise periférica.
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