Questões sobre Geral

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Geral

#Questão 516937 - História, Geral, FCC, 2004, SME/SP, Professor Adjunto de Ensino Fundamental

Considere o texto para responder as questões de números 7 e 8.

Ao analisar o texto do depoimento do artesão com seus alunos, o professor de história, que tendo assimilado as novas diretrizes curriculares nacionais, deve enfatizar que:

I. o texto deve ser analisado dentro de um contexto espacial e temporal, tendo intrínsecas relações com a história e com outros componentes curriculares.

II. ele pressupõe que os alunos dominem o vocabulário do texto, já que essa competência é de responsabilidade de especialista de outro componente curricular.

III. o tema tratado no texto é importante como ilustração do saber histórico, porém, difícil de ser interpretado pelos alunos, por estar distante do seu imaginário.

IV. o texto tem importância para história local, mas pouca importância para a história geral, por tratarse de um relato sob a ótica individual de um simples artesão.

É correto o que se afirma APENAS em

#Questão 516939 - História, Geral, FCC, 2004, SME/SP, Professor Adjunto de Ensino Fundamental

Considere a frase.

A máquina libertou o capital da opressão do trabalho.

(Buret, De la Misère, 1840. In: Michelle Perrot. Os Excluídos da História. Trad. Rio de Janeiro. Paz e Terra, 1988. p. 23)

Identifique as afirmações que estão em consonância com a idéia contida na frase.

I. A perfeição do trabalho que se obtém com a nova máquina será um estímulo a se fazer melhor e o operário finalmente entenderá que, quando as máquinas substituem em todos os sentidos o trabalho do homem, produz melhor e mais barato do que ele.

II. O surgimento da máquina a vapor libertou os �operários de ofícios� de suas péssimas condições de trabalho, fato que, ao elevar sua auto-estima, estimulou sua promoção a postos de engenharia mecânica, e, portanto, de sua valorização profissional.

III. O que está em jogo não é apenas o emprego e sim o controle: controle das matérias primas, controle dos produtos em qualidade e quantidade, controle dos ritmos e dos homens.

IV. Os operários adquiriram maior liberdade com o advento da máquina, quando puderam, inclusive, dispor do tempo indispensável para intensificar sua organização sindical e a formação de partidos dos trabalhadores.

É correto o que se afirma APENAS em

#Questão 516364 - História, Geral, UPE / UPENET / IAUPE, 2004, PM/PE, Policial Militar PM / Soldado

No período de 1964 a 1985, o Brasil foi governado por militares. Sobre esse período, considere as proposições a seguir.

Assinale a alternativa que apresenta as proposições corretas.

#Questão 516947 - História, Geral, FCC, 2004, SME/SP, Professor Adjunto de Ensino Fundamental

Conforme Alfredo Bosi, em Dialética da colonização, nos últimos decênios do Império no Brasil, as tendências progressistas circulam pelo Partido Liberal e pelo Republicano, mas não coincidem perfeitamente nem com um nem com outro. Houve resistências conservadoras, e até escravistas, em ambos os grêmios. Para esse autor, a história desse novo liberalismo, pode ser apreendida na relação que se faz entre a

#Questão 516949 - História, Geral, FCC, 2004, SME/SP, Professor Adjunto de Ensino Fundamental

Segundo o autor os historiadores elaboraram e debateram muitas teorias diferentes para explicar os acontecimentos das décadas de 1880 e 1890. Essas explicações são divididas em metropolitanas e periféricas. Quanto as interpretações metropolitanas o texto identifica uma crítica à explicação

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis