Listagem de Questões sobre Geral
Em 1984, a sociedade brasileira realizou uma extraordinária mobilização política – o movimento das "Diretas já" – para pressionar o Congresso Nacional a votar a reforma constitucional que permitiria:
"Estamos assistindo, na sociedade moderna, à crise dos modelos: a crise do modelo de Estado, do emprego, da família, enfim, a crise do homem moderno." Diante de tantos desafios, o papel do educador, do professor de História é:
levar o aluno a entender que somente pelo estudo da História ele poderá pensar as crises que o homem contemporâneo enfrenta.
dar receitas e fórmulas prontas e repetir modelos com base na experiência dos que já viveram mais.
auxiliar os seus alunos a compreender melhor esse mundo repleto de tantas variáveis e significados.
ressaltar que todas essas crises são fruto do desenvolvimento dos modernos meios de comunicação, que cada vez invadem mais os espaços privados do homem.
A História (como das humanidades em geral), tem suma relevância nos dias atuais e o professor de História deverá estar preparado para ocupar o seu espaço dentro desse contexto. Entre as alternativas abaixo, assinale aquela que NÃO condiz com a afirmação anterior. Assim, o professor precisa:
ter um pensamento crítico, sustentado por muita leitura, que o deixará preparado dentro das limitações que lhe são determinadas, a liberdade de optar e exercitar a "inclusão histórica" e social.
ter um conhecimento sólido do patrimônio cultural da humanidade, para poder interagir com o universo sócio-cultural de seus jovens educandos.
ter claro o quê e como ensinar os conteúdos por ele planejados.
ter a convicção de que para educar, preparar os jovens de hoje, é suficiente estar bem informado.
No processo de apropriação e produção do conhecimento, o professor de História torna-se ou é o responsável por:
explicitar ao aluno que a sala de aula é apenas um espaço onde se transmite informações.
constatar com seu aluno que a construção histórica é apenas um eco do que os outros já disseram.
dar condições para que o aluno possa participar do processo do fazer, do construir a História.
levar o aluno a entender que o conhecimento histórico é adquirido como um dom.
"A questão do tempo é fundamental no ensino da História. Para os estudiosos que se dedicam a entendê-lo, existe uma série de questões a serem consideradas", entre elas destacamos:
A convivência com a natureza e as relações sociais não interferem na apreensão da categoria tempo pelas pessoas.
A compreensão da categoria tempo acha-se comprometida na medida em que se disseminam as narrativas orais e cinematográficas.
O tempo é uma categoria histórica construída apenas na memória individual do homem no lugar e no momento em que existiu.
Dependendo do ponto de vista de quem o concebe, o tempo pode abarcar concepções múltiplas.
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