Questões de História da NCE

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"(...) se procura fazer a colônia de Mato Grosso tão forte e poderosa que contenha os vizinhos em respeito e organize a administração." (Conselho Ultramarino)

A partir do texto acima, pode-se afirmar que a criação da capitania de Mato Grosso, em 1748, está ligada ao interesse português em:

Nas décadas de 80 e 90, as áreas de Cerrado, do estado de Mato Grosso, passaram por um grande crescimento agrícola. A cultura que teve maior destaque nesse período foi:

Com o fim do Estado Novo, a intelligentsia brasileira buscou novas interpretações para a realidade. O Instituto Superior de Estudos Brasileiros (ISEB), fundado em 1955, tornou-se um dos mais destacados pólos deste debate intelectual. Assinale a alternativa que melhor define a matriz do pensamento isebiano:

Uma das vertentes do fazer histórico que mais vem sendo desenvolvida nos últimos anos reporta-se à reconstituição dos indícios de resistência sócio-política, culturalmente inscritos. Com base nestes estudos, é possível afirmar, a respeito do regime ditatorial instaurado em 1964, que:

I- Com a vigência do AI-5, a partir de 1968, intensificouse a violência repressiva e a censura a qualquer manifestação cultural tornou-se cotidiana.

II- O regime ditatorial estabeleceu uma ordem autoritária pouco institucionalizada, com regras cambiantes, mantendo distorcidas instituições e liturgias próprias do sistema democrático.

III- O regime buscou estabelecer sua legitimidade através de uma intensa propaganda do crescimento econômico, com uma linguagem técnica que exaltava a modernização.

A(s) afirmativa(s) historicamente correta(s) é/são somente:

A música e a literatura foram duas expressões relevantes para a configuração identitária dos afro-descendentes no Brasil. Algumas dessas manifestações, por denunciarem as condições de vida cotidianamente enfrentadas por esses segmentos, em paralelo à valorização dos elementos não-brancos da sociedade, suscitaram, ainda que implicitamente, uma leitura política da realidade. Pode(m) ser considerada(s) como exemplo desta cultura política de contornos afro-brasileiros a(s) seguinte(s) produção(ões) musical(is):

I- O maxixe, que dançado nos cabarés do Rio de Janeiro ao final do século XIX, estendeu-se com sucesso aos palcos do teatro de revista.

II- O lundu, citado no oitocentos como uma dança licenciosa, mas que neste mesmo século disseminou-se em saraus e bailes das casas grandes e dos sobrados.

III- A polca, que bastante apreciada nos salões imperiais, foi apropriada por diferentes camadas sociais, chegando a compor o repertório de sociedades carnavalescas.

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